Mais uma comissão federal marca data para ver presídios de Manaus

Direitos Humanos

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 28/05/2019 às 19:55 | Atualizado em: 28/05/2019 às 19:56

A pedido do deputado federal José Ricardo (PT-AM), A Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados, desembarca em Manaus em 6 de junho para passar dois dias em diligências nos presídios do Amazonas.

É a segunda comissão parlamentar que deve fazer uma visita inspecionadora nas condições do sistema prisional do Amazonas, palco dos dois maiores massacres entre presos da história do país, em 2017 (56 mortos) e 2019 (55).

Nesta terça, dia 28, o deputado federal Alberto Neto (PRB-AM) também pediu que a Câmara dos Deputados autorize uma missão oficial da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O pedido é para que essa comissão esteja em Manaus no próximo dia 31.

A intenção do deputado petista é que a comissão vá além da diligência nos presídios, observando também que o estado, e principalmente a capital, sofre uma escalada da criminalidade.

 

Leia mais

Famílias de presos mortos não serão indenizadas, afirma Wilson

 

Terror nas ruas

Além das 55 mortes e vários feridos que correm risco de morrer nos hospitais como resultado do massacre em dois dias nos presídios, as facções criminosas determinaram o assassinato de pelo menos sete pessoas em diferentes bairros de Manaus de segunda para hoje, dia 28.

No centro da disputa que resulta nesse estado de insegurança e pavor da população está o tráfico de drogas, razão de existir dos grupos criminosos que deram demonstração de que continuam mandando nos presídios do Amazonas.

É diante desse quadro alarmante que José Ricardo quer a Comissão de Direitos Humanos e Minorias vendo de perto essa realidade no sistema penitenciário do Amazonas. A partir daí, cobrar que o governo federal dê solução aos problemas carcerários nos estados.

 

Leia mais

Governo identifica mandantes da chacina e pede transferência

 

Descontrole no Amazonas

“Há um descontrole geral em relação ao sistema penitenciário no Brasil e no estado do Amazonas. Há necessidade urgente de intervenção nessa área. O governo federal não pode ficar inerte”, disse o deputado.

O petista, de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), afirmou que até agora o Ministério da Justiça “não teve nenhuma ação, nenhum planejamento, nenhum trabalho voltado para melhorar o sistema penitenciário e a segurança pública”.

José Ricardo também criticou o Governo do Amazonas. “O povo está clamando por segurança, por tranquilidade. Que o Governo do Estado também retome o comando do sistema penitenciário”.

 

Foto: Divulgação/Assessoria do deputado