David Almeida marca dia e local para deixar a prefeitura
Prefeito oficializou sua renúncia para disputar o governo estadual, transmitindo o cargo a Renato Júnior.
Ana de Oliveira e Antônio Paulo, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/03/2026 às 15:22 | Atualizado em: 26/03/2026 às 15:22
Em um dos últimos atos públicos à frente da Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) oficializou, nesta quinta-feira (26 de março), o dia e o local em que deixará o cargo para disputar o Governo do Amazonas nas eleições de 2026.
A saída ocorrerá na próxima terça-feira, 31 de março, em solenidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando transmitirá o cargo ao vice-prefeito Renato Júnior.
O anúncio foi feito durante evento de entrega de registros de imóveis e títulos definitivos a famílias da capital, ação que o próprio prefeito classificou como um marco de sua gestão.
Marcou também a despedida do secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves, que está de saída da pasta para disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. Agora, a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), passará a ser comandada por Zuldy Bonates.
Na ocasião, David Almeida também pediu apoio ao sucessor e reforçou o caráter de continuidade administrativa.
“Renato [Júnior] será o prefeito de Manaus, numa solenidade que iremos fazer na próxima terça-feira na Câmara Municipal. Eu vou para uma outra jornada pedindo a Deus que te abençoe”, declarou, ao se dirigir ao vice-prefeito.
Credenciamento por ações
Ao justificar a decisão de deixar o cargo, David Almeida adotou um discurso político de projeção estadual, afirmando que sua experiência e entregas na capital o credenciam para o novo desafio.
“Eu vou sair da prefeitura na próxima terça-feira. Sabe por que eu vou sair? Porque o prefeito de Manaus precisa de ajuda”, afirmou, ao defender que a cidade depende de maior integração com o governo estadual.
Com a desincompatibilização marcada, Renato Júnior assumirá o comando do Executivo municipal, dando continuidade às políticas da atual gestão enquanto David Almeida inicia, oficialmente, sua pré-campanha ao governo.
Entregas e legado
Durante o evento, o prefeito fez um balanço enfático de sua gestão, destacando ações em habitação, mobilidade, educação e assistência social. Segundo ele, a regularização fundiária se tornou uma das principais marcas de seu governo.
“Hoje, nós chegamos a mais de 16 mil títulos definitivos e registros de imóveis. É o maior programa de regularização fundiária da história da cidade de Manaus”, disse.
David também listou outros indicadores que, segundo ele, reforçam sua capacidade administrativa:
“Eu sou o prefeito que mais entregou registros de imóveis, que mais criou vagas em creches, que mais ampliou escolas de tempo integral, que implantou o passe livre estudantil e que mais comprou ônibus novos com ar-condicionado nesta cidade”, afirmou.
Regularização fundiária histórica
De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), foram entregues 1.500 registros definitivos de imóveis a moradores da zona Leste da capital.
Com a nova etapa, a prefeitura ultrapassa a marca de 16 mil títulos de propriedade concedidos desde o início do mandato, por meio do programa Manaus Legal, voltado à regularização fundiária.
Os registros beneficiam moradores das comunidades Colônia Antônio Aleixo, Cidade do Leste, Rio Piorini, Coliseu 1 e Parque Santa Etelvina. O documento garante segurança jurídica da moradia e possibilita acesso a crédito e financiamento.
A cerimônia marcou a reta final da atual gestão municipal e reuniu autoridades e lideranças políticas, entre elas o vice-prefeito Renato Júnior Magalhães (Avante), o senador Eduardo Braga (MDB)
Apoio federal
Durante a solenidade, o prefeito destacou que a criação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), em 2023, ampliou a capacidade da prefeitura de avançar na regularização de imóveis em Manaus.
Segundo Almeida, a política habitacional também ganhou prioridade após os impactos das fortes chuvas registradas na cidade, com ações voltadas à retirada de famílias de áreas de risco.
Ele também citou a parceria com o governo federal para ampliar a oferta de moradias na capital.
“Quero reconhecer que o governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, colocou em Manaus R$ 900 milhões para nós construirmos moradias”, afirmou.
Parceria política
O evento também teve a presença do senador Eduardo Braga (MDB), citado diversas vezes pelo prefeito como parceiro institucional. David atribuiu ao senador a articulação de recursos federais, especialmente no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida.
“1.056 moradias a mais foram conseguidas através da articulação do senador Eduardo Braga, a quem eu agradeço”, destacou.
Ao mirar o cenário estadual, o prefeito adotou um tom crítico à atual gestão do Amazonas [gestão Wilson Lima], especialmente nas áreas de saúde, ao mesmo tempo em que se apresentou como alternativa.
“Enquanto Manaus tem a melhor saúde básica entre as capitais, a saúde comandada pelo Estado é um caos, é um fracasso. É contra isso que eu estou me insurgindo”, afirmou.
Investimentos de R$ 1,6 bilhão
Eduardo Braga também destacou a articulação da bancada federal para destinar recursos à capital amazonense.
Segundo o parlamentar, sua atuação em Brasília garantiu cerca de R$ 1,6 bilhão em investimentos para Manaus em áreas como habitação, saúde e recuperação de encostas.
“Gratidão não prescreve. Gratidão é algo que você paga eternamente com trabalho”, finalizou Eduardo Braga.
Foto: BNC Amazonas
