Deputados emplacam R$ 400 milhões em emendas para BR-319 e saúde 

Comando Kataguiri

Israel Conte

Publicado em: 23/10/2019 às 14:37 | Atualizado em: 14/11/2019 às 12:56

Por Iram Alfaia, de Brasília

 

Numa articulação envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os deputados amazonenses da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) conseguiram emplacar nesta quarta-feira, dia 23, duas emendas para o Amazonas no valor total de R$ 400 milhões para o asfaltamento do trecho do meio da BR-319 e ao atendimento básico de saúde nos municípios.

As emendas na área de saúde e para o asfaltamento da BR foram elaboradas pelos deputados Átila Lins (PP) e Sidney Leite (PSD),respectivamente. Caso sejam aprovadas no relatório final do Orçamento da União para 2020, serão R$ 200 milhões para cada ação.

O presidente da Cindra, Átila Lins, explicou que a articulação para a aprovação das emendas foi feita sob a coordenação de Rodrigo Maia na sala da Presidência da Câmara. O acordo contou com a participação dele, de Sidney Leite, Delegado Pablo (PSL) e José Ricardo (PT).

 

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“Questionamos a emenda de R$ 1,5 milhão para a recuperação da hidrovia do rio São Francisco como fundamental para os estados do Nordeste. Nesse sentido, defendemos como importante também para o Norte a obra da BR-319, uma forma de ligação terrestre do Amazonas e Roraima com o resto do país”,explicou Átila Lins.

O presidente da Cindra diz que agora é preciso trabalhar em duas frentes. A primeira, será para assegurar as duas emendas no relatório final do Orçamento da União e, a segunda, exigir que o Ministério da Infraestrutura conclua ainda este ano o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) da pavimentação do trecho do meio da estrada.

“A BR-319 é a principal ligação rodoviária e de extrema importância para a região Norte, sendo fundamental para a expansão econômica entre os estados do Amazonas, Rondônia e Roraima. O projeto é para obras de pavimentação no segmento central ou trecho do meio, entre os quilômetros 198,20 a 655,7”, justificou Sidney Leite na defesa da obra.

 

Foto: Divulgação