Deputados e senadores do AM miram artilharia contra Paulo Guedes
Coordenador da bancada, Omar Aziz (PSD) responde a quem distorce os direitos da ZFM: “Ravanchismo contra o Amazonas é má fé”

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 10/05/2022 às 18:04 | Atualizado em: 10/05/2022 às 18:04
Os deputados e senadores do Amazonas não darão trégua ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e parlamentares governistas por divulgarem notícias falsas sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes favorável à Zona Franca de Manaus (ZFM).
Eles vão ocupar as tribunas das duas casas para denunciar uma narrativa equivocada sobre a decisão de Moraes na ação do Solidariedade, na qual tornou sem efeito apenas para a ZFM, os decretos que reduziram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos nacionais.
A mesma decisão suspendeu integralmente os efeitos de outro decreto que zerou o IPI para concentrados de refrigerantes, produzidos apenas no Amazonas.
“Ravanchismo contra o Amazonas é má fé”, bradou o coordenador da bancada do Amazonas, Omar Aziz (PSD) na saída da reunião para discutir as estratégias a fim de conseguir que a liminar concedida por Moraes seja deferida no plenário do STF.
Além dele, estiveram no encontro os senadores Eduardo Braga (MDB), Plínio Valério (PSDB) e os deputados Bosco Saraiva (Solidariedade), José Ricardo (PT) e Sidney Leite (PSD).
De acordo com Aziz, tem deputado governista falando que o preço da carne vai subir ainda mais por causa da decisão do ministro do STF.

“A narrativa que está sendo dada por pessoas ligadas a Bolsonaro é mentirosa. São prejudiciais e colocam estados contra estados. O Amazonas não pediu para retirar o IPI dos outros estados, o que pedimos foi a excepcionalidade constitucional da ZFM”, disse Aziz.
Além de combater a narrativa falsa, os parlamentares vão entregar um memorial para cada ministro da Corte, explicando os prejuízos causados ao Amazonas pelos decretos do governo Bolsonaro.
Leia mais
Bancada se reúne para traçar estratégia de defesa da ZFM no STF
Omar convoca bancada após Moraes derrubar decreto do IPI contra ZFM
Discursos
“Estão tentando criar uma narrativa para jogar o Amazonas contra os outros estados. Nós, deputados federais e senadores, vamos para a tribuna para esclarecer de forma educada que o ministro Paulo Guedes está mentindo”, afirmou Plínio Valério.
De acordo com o senador, Guedes diz que o STF está “politicando na questão da Zona Franca e vendendo que o ministro deu a canetada dele contra todo o decreto.”
“Isso não é verdade, nós estamos tirando a Zona Franca do decreto. O ministro Moraes atendeu o que queríamos”, completou Valério.
“É preciso esclarecer essa narrativa. Nós não estamos contra o decreto do IPI. Nós estamos querendo que a ZFM seja excepcionalizada como é de direito pela Constituição”, afirmou Eduardo Braga.
Leia mais
Para o deputado José Ricardo, trata-se de uma narrativa fake news. “Total desinformação. Está bem clara no final da medida cautelar que a decisão apenas retira dos decretos os produtos da ZFM. A turma distorce para criar um clima desfavorável, dando a entender que a medida prejudica todo o Brasil”, criticou.
“Sabemos que estamos só início da luta. Precisamos trabalhar para desfazer essa narrativa de que o Amazonas está contra o IPI. Nada disso, apenas excetuamos nas medidas do decreto conforme determina a constitucionalidade da ZFM”, disse Bosco Saraiva.
Fotos: Ariel Costa