Ex-ministro de Minas e Energia, Braga vê gambiarra em apagão no Amapá
O senador do Amazonas tirou a responsabilidade das costas do ministro Bento Albuquerque e defendeu processo contra a Aneel

Ferreira Gabriel
Publicado em: 20/11/2020 às 14:35 | Atualizado em: 21/11/2020 às 10:41
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido e ex-ministro de Minas e Energia, não acredita que o apagão no Amapá vai ser resolvido de forma célere.
De acordo com ele, a situação é crítica. “Não soluciona no curtíssimo prazo, não. Tem um termo que a gente usa no setor elétrico, gambiarra, o que vai acontecer lá é uma gambiarra, vai ficar um sistema muito precário”, declarou.
“Como uma empresa fica com um transformador um ano nessa situação? Eu, se fosse do Amapá, estava promovendo uma ação na Procuradoria Geral no estado do Amapá de perdas e danos à Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica]”.
A princípio, o senador tirou das costas do ministro de Minas, Bento Albuquerque a responsabilidade da falha. Dessa forma, ele defendeu processo contra a Aneel. De acordo com ele, a agência é a única responsável pela fiscalização sobre a energia no estado.
“Não é o ministro Bento que fiscaliza, é a Aneel. Acho que tem algumas coisas que a gente pode discutir sobre a questão do Bento, mas isso aí é competência da Aneel, quem não cumpriu a fiscalização foi a agência”.
Leia mais em Congresso em Foco
Foto: Marcos Oliveira/Ag. Senado
Leia mais
Justiça do Amapá afasta diretoria da Aneel e do ONS após apagões