Governo do Amazonas faz parceria por expansão do tratamento de esgoto

O governo do estado doará um terreno ao município para que a concessionária de água construa uma Estação de Tratamento de Esgoto

governo, amazonas, tratamento, esgoto

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 15/09/2021 às 20:32 | Atualizado em: 16/09/2021 às 12:13

O Governo do Amazonas firmou, nesta quarta-feira (15), acordo com o município de Manaus para expandir a rede de tratamento de esgoto da capital.

O estado foi representado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e, de outro lado, estavam a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e a concessionária Águas de Manaus.

A audiência foi com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

Durante a audiência, a UGPE apresentou as documentações de uma parceria com o município, para que o estado faça a doação de uma área para que a concessionária realize investimento na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que realizará o tratamento dos efluentes do Distrito Industrial e bairros adjacentes.

A audiência foi provocada por um processo administrativo aberto pelo MP-AM, que solicitava do município e da detentora da concessão dos serviços de água e de esgoto, ajustes e a ampliação da coleta e tratamento de esgoto no distrito industrial e bairros adjacentes.

Doação de terreno

O subcoordenador da área Jurídica e de Relacionamento Institucional da UGPE, advogado Francisco Souza, afirmou que a doação do terreno ao município trará uma importante contribuição no tratamento de esgoto na cidade.

O terreno a ser doado está localizado em uma área desapropriada pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), de onde já foram reassentadas mais de 4 mil pessoas que viviam suscetíveis aos perigos da alagação.

Leia mais

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, ressalta que historicamente o Governo do Estado contribui com a expansão do saneamento básico na capital através das obras do Prosamin+.

“Desde a sua concepção, o Prosamin+ já construiu mais de 180 quilômetros de redes de coleta de esgoto na capital entre outros equipamentos como as estações elevatórias e a maior ETE do Norte do País, na capacidade de tratamento e na população atendida. A gestão do governador Wilson Lima marca de maneira histórica a melhoria na coleta e no tratamento de esgoto na capital, com a construção e a conclusão da primeira ETE do programa”, afirmou Campêlo.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE