Já está com a Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra ) o resultado do processo de licitação promovido pelo governo do Amazonas para as obras de reforma e modernização da AM-10.
Trata-se da principal rodovia sob responsabilidade do Governo do Amazonas. Tem 260 quilômetros entre Manaus e Itacoatiara e é principal meio de ligação da capital e diversos municípios e importantes localidades, como a de Novo Remanso, destaque na produção de abacaxi.
Conforme o governo, cumprida a fase licitatória, vem agora a de formalização de contrato com a vencedora do concurso.
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Segundo o governo, o investimento previsto é de R$ 366,05 milhões. Desse valor, R$ 220 milhões foram destinados por emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD-AM). O restante é de recursos próprios do estado.
Com esse investimento, a obra irá gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, estima o estado.
Serviços
As obras serão executadas em toda a rodovia, com alargamento da pista, a partir do km 13.
Com a construção de acostamento, a pista passará a ter 11 metros de largura, sendo 1,5 metro de cada lado nos acostamentos.
A pista terá tratamento superficial duplo com brita, que consiste em uma mistura de material betuminoso em duas camadas, com a aplicação de mais cinco centímetros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), proporcionando uma espessura total de quase dez centímetros, sinalização horizontal e vertical, incluindo a pintura de faixas reflexivas em 250,40 quilômetros da via.
Para dar agilidade aos trabalhos, a Seinfra trabalhará com cinco frentes de obra distintas entre a capital e a sede do município de Itacoatiara.
Benefícios
A nova AM-10 proporcionará mais segurança no tráfego dos motoristas, reduzindo os índices de acidentes nas vias, promoverá mais agilidade ao trânsito, além de contribuir para a distribuição das mercadorias dos municípios contemplados, como a produção hortifrutigranjeira de Itacoatiara e a produção de laranja de Rio Preto da Eva.
Foto: Divulgação