Governo pede que ministérios elaborem defesas para a CPI da covid

O trabalho da Casa Civil deverá funcionar como material de defesa durante a investigação parlamentar

General Pazuello é incensado a disputar mandato de governador

Diamantino Junior

Publicado em: 26/04/2021 às 10:45 | Atualizado em: 26/04/2021 às 10:45

Uma tabela distribuída pela Casa Civil da Presidência enumera 23 acusações frequentes sobre o desempenho do governo Bolsonaro no enfrentamento à covid-19.

A coleta de dados do governo coincide com a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid no Senado, prevista para terça-feira (27).

A tabela foi encaminhada por e-mail a 13 ministérios para que cada um produzisse e enviasse uma resposta à Casa Civil até a última sexta-feira (23).

Cada ministério deveria dizer o que está fazendo ou o que fez a respeito dos temas críticos.

Como todos os assuntos citados pelo próprio governo poderão ser alvo da Comissão, o trabalho da Casa Civil deverá funcionar como material de defesa durante a investigação parlamentar.

Leia mais

Central de fiscalização autua 11 bares que desrespeitam regras da covid

O documento foi distribuído dentro do governo pela SAM (Subchefia de Articulação e Monitoramento) da Casa Civil.

“Dando continuidade aos trabalhos iniciados na reunião situacional de ontem (segunda-feira, 19 de abril), que contou com a participação de representantes de alguns Ministérios, a Casa Civil realizará novas reuniões relacionadas às ações executadas pelo Governo Federal no enfrentamento da pandemia da covid-19. Neste sentido, será entregue em meio físico na Secretaria Executiva dos Ministérios envolvidos o documento com temas selecionados no intuito de que respondam, desde já, com as ações realizadas”, diz a mensagem distribuída na quarta-feira (21).

No final da tarde deste domingo (25), após a divulgação da lista pela coluna, o ministro da Casa Civil, o general da reserva do Exército Luiz Eduardo Ramos, confirmou à colunista do UOL Carla Araújo a existência do documento e disse as respostas vão ajudar na defesa do governo na CPI da Pandemia no Senado.

Leia mais no UOL

Foto: Alan Santos/PR