Lira age com pressa para exploração de minério em terras indígenas

Presidente da Câmara cria grupo de trabalho para debater o assunto, cuja a proposta retorne ao plenário para votação na primeira quinzena de abril.

Lira age com pressa para exploração de minério em terras indígenas                                                                    

Ednilson Maciel

Publicado em: 09/03/2022 às 19:30 | Atualizado em: 09/03/2022 às 19:37

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) agiu com pressa sobre a exploração de minérios em terras indígenas. Com isso, ele anunciou a criação de um grupo de trabalho.

Fez isso após dizer que não houve acordo para a votação da proposta pelo plenário da Câmara nesta quarta-feira (9).

Conforme o Uol, Lira disse que esse grupo vai debater o assunto nos próximos dias. E, assim a proposta retorne ao plenário para votação na primeira quinzena de abril.

“Nós iremos autorizar a formação de um grupo de trabalho, em tese, composto de 20 deputadas e deputados na proporção de 13 membros da maioria e 7 da minoria com prazo acertado com líderes da base e da oposição para que em 30 dias o projeto venha a plenário… mais ou menos entre o dia 12 e 14 (de abril)”, disse.

Então, Lira afirmou que esse foi o acerto costurado em reunião de líderes mais cedo. Ele e destacou que o grupo de trabalho “pode e deve melhorar” o texto do projeto de lei.

Além disso, ele fez questão de ressaltar que a presidência da Câmara não tem compromisso com o mérito da proposta.

Em tese, portanto, a aprovação do requerimento de urgência poderá permitir que a proposta vá à votação no mérito diretamente em plenário sem a necessidade de passar pelas comissões.

“De maneira alguma (será) atropelado o acordo da formação do grupo de trabalho, do prazo estabelecido, membros encaminhados”, garantiu Lira.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Ameaça aos povos indígenas é prioridade de Bolsonaro

Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara dos Deputados