Lula chama Omar Aziz para almoçar
Convite coincide com o aniversário do senador, mas foi feito no dia em que ele criticou vetos no 'PL da devastação'.

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 13/08/2025 às 11:08 | Atualizado em: 13/08/2025 às 11:11
O senador Omar Aziz (PSD), do Amazonas, um dos principais aliados do governo no Senado, vai almoçar nesta quarta-feira, 13 de agosto, dia de seu aniversário, com o presidente Lula da Silva (PT). O convite foi feito ontem.
A coincidência, porém, não é acaso. Lula convidou para o encontro pessoal logo após Aziz criticar o governo por causa dos vetos no ‘PL da devastação’, sobre o afrouxamento da lei do licenciamento ambiental, aprovado pelo Congresso.
Lula vetou 63 itens. Um deles atinge os interesses da bancada do Amazonas, sobretudo do senador Eduardo Braga (MDB), outro aliado de Lula.
É que entre os vetos está uma emenda de Braga que facilitava o licenciamento de obras na BR-319.
Aziz disse nesta terça que a decisão sobre a BR-319 havia sido discutida previamente com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Segundo ele, havia consenso sobre a viabilidade da obra. “Depois de acordado, o governo vem e veta. Isso é inadmissível”.
O parlamentar chamou de “antipatriotas” “aqueles” que atuam contra os interesses nacionais, tanto fora quanto dentro do país.
“Quem está a serviço da população brasileira não deixaria dois estados isolados, como Roraima e Amazonas. É preciso pensar no Brasil e não em agradar países que ignoram a questão ambiental”.
Também ontem Aziz anunciou que fará um apelo formal para que, ao chegarem ao Senado, os vetos sejam pautados em menos de 24 horas para análise conjunta com a Câmara dos Deputados.
Ele defendeu que os parlamentares derrubem aqueles que prejudicam diretamente o desenvolvimento nacional.
Leia mais
Omar Aziz, ganhador da semana, diz Folha
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado