Ministra Marina Silva volta ao Amazonas, agora para fazer polĂ­tica

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima virĂ¡ ao Estado para o lançamento da "bancada do cocar", visando 2024 e 2026

Ministra Marina Silva volta ao Amazonas, agora para fazer polĂ­tica

Neuton CorrĂªa, do BNC Amazonas, e Hudson Lima, do Parintins-Amazonas

Publicado em: 05/01/2024 Ă s 06:22 | Atualizado em: 05/01/2024 Ă s 06:22

ApĂ³s um 2023 vindo ao Amazonas sob pressĂ£o regional por licença para obras na BR-319, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) estĂ¡ de novo com viagem programada para o Estado neste inĂ­cio de ano.

Desta vez, porĂ©m, a agenda nĂ£o Ă© administrativa. Marina Silva vem ao Amazonas fazer polĂ­tica. SerĂ¡ no prĂ³ximo dia 25 de janeiro.

Nesse sentido, seu compromisso serĂ¡ participar do lançamento da “bancada do cocar”. O evento Ă© organizado por seu partido, Rede Sustentabilidade, que tem como porta-voz principal a deputada federal Luiza Helena (AL).

Segundo Jecinaldo SaterĂ© Cabral, coordenador-geral dos Direitos Sociais IndĂ­genas do MinistĂ©rio dos Povos IndĂ­genas, a bancada do cocar terĂ¡ base nos municĂ­pios para fortalecer, em 2026, a candidatura Ă  reeleiĂ§Ă£o do presidente Lula.

“SerĂ¡ um grande movimento dia 25. JĂ¡ estĂ£o filiados Ă  Rede lideranças indĂ­genas importantes como: Vanda Ortega Witoto, Eliezer Marubo”, informou o Jecinaldo, acrescentando.

Agora teremos filiações de lideranças do Amazonas e da AmazĂ´nia, como Emilson Munduruku (atual Coordenador da Funai-Manaus), Marcos ApurinĂ£ (candidato a deputado estadual na Ăºltima eleiĂ§Ă£o), Almir Narayamoga SuruĂ­, de RondĂ´nia, considerado um dos lĂ­deres mais importantes na defesa da AmazĂ´nia.

Jecinaldo SaterĂ© disse tambĂ©m que Marina Silva terĂ¡ encontro com indĂ­genas que estĂ£o prĂ©-candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador nas eleições de 2024″.

“Teremos tambĂ©m a presença de outros movimentos sociais, uma aliança entre os povos originĂ¡rios e tradicionais. O projeto Ă© o fortalecimento da Rede no Amazonas, principalmente nos municĂ­pios”, afirma.

Leia mais

Presidente do PT-AM aponta dedo para Marina Silva em Manaus

CĂ¢mara de Manaus

O movimento indĂ­gena do Amazonas e a Rede tĂªm objetivos pragmĂ¡ticos para 2024 em Manaus, segundo Jecinaldo.

O foco, no caso, Ă© a CĂ¢mara Municipal de Manaus. Essa articulaĂ§Ă£o estima que o movimento tem força para, pela primeira vez, conquistar uma cadeira de vereador e vereadora na capital.

Eles levam em conta a populaĂ§Ă£o indĂ­gena urbana de Manaus, hoje estimada em 70 mil cidadĂ£os. Esse nĂºmero faz do Amazonas a capital mais indĂ­gena do paĂ­s.

AlĂ©m disso, o projeto da bancada do cocar mira a populaĂ§Ă£o indĂ­genas do Amazonas, de quase meio milhĂ£o de pessoas.

Leia mais

Marina Silva apanha, mas também bate

Força

AlĂ©m disso, na avaliaĂ§Ă£o de Jecinaldo, Ă© possĂ­vel, sim, a Rede Sustentabilidade eleger representantes em nĂ­vel nacional, estadual e municipal.

O total da populaĂ§Ă£o indĂ­gena do Amazonas Ă© de 490 mil pessoas. AĂ­, mora a força polĂ­tica dos indĂ­genas, seus aliados e outras populações tradicionais aqui no Amazonas. Por exemplo, na atual conjuntura, temos o presidente Lula, favorĂ¡vel Ă  pauta indĂ­gena, destaca.

Congresso contra os indĂ­genas

Jecinaldo, no entando, reconhece que existe hoje um Congresso altamente antiindĂ­gena. “Com retrocesso, perdas em nossos direitos, como foi o caso do marco temporal”, lembrou Jecinaldo.

ImportĂ¢ncia de Lula para o movimento

Dessa forma, destaca, organizar a bancada do cocar visando a eleiĂ§Ă£o de 2024 e 2026 Ă© necessĂ¡ria.

O presidente Lula tem demonstrado na prĂ¡tica que Ă© aliado dos povos indĂ­genas, com a criaĂ§Ă£o do MinistĂ©rio dos Povos IndĂ­genas, demarcaĂ§Ă£o de terras indĂ­genas, com o novo PPA 2024 a 2027 etc. Por isso, Ă© necessĂ¡rio fortalecer e garantir continuidade do governo do presidente Lula, concluiu SaterĂ©.

Leia mais

Marina Silva Ă© uma das mulheres mais influentes de 2023, diz ‘Financial Times’

Foto: reproduĂ§Ă£o/Facebook/Marina Silva