Ministro diz que estudo para asfaltar BR-319 está “bastante adiantado”

Neuton Correa
Publicado em: 02/11/2019 às 09:38 | Atualizado em: 04/11/2019 às 06:28
Por Iram Alfaia, de Brasília
Após reunião nesta semana com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio FreitasTarcísio Freitas, afirmou que está “bastante adiantado” o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental (Eia/Rima) para o asfaltamento do trecho do meio (entre os quilômetros 198,20 e 655,7) da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.
O comunicado foi feito ao presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, Átila Lins (PP), que na quarta-feira, dia 30, entregou ao ministro cópia da emendas de R$ 200 milhões aprovadas na comissão para a obra no trajeto citado.
Átila Lins diz que o ministro está otimista com a conclusão do Eia/Rima e a alocação dos R$ 200 milhões no Orçamento da União para o próximo ano.
“Ele prometeu ajudar no sentido de liberar os recursos disponibilizados pela emenda aprovada na comissão para atender os outros trechos”, afirmou o parlamentar.
“Cabe agora a bancada conversar com o relator setorial da área, deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-Al), para destinar um valor que permita que as obras aconteçam. E nós também vamos ao relator geral para adicionar algo mais à emenda”, disse Lins.
Segundo ele, o ministro também antecipou que já possui os recursos para o asfaltamento de 52 quilômetros depois do Careiro Castanho. “O leilão será feito agora e as obras iniciadas no ano que vem”, explicou.
Leia mais:
Agosto terminou e o ministro, de novo, furou sobre a BR-319
Ministro de obras de Bolsonaro marca nova data para ver BR-319
Ministro de obras de Bolsonaro marca nova data para ver BR-319
Bolsonaro diz a Wilson que tem interesse em percorrer a BR-319
Foto: Divulgação