Senador destaca atuação do governador do AM na defesa da ZFM

Wilson Lima acompanha de perto as movimentações da bancada parlamentar no Congresso

ANP

Israel Conte

Publicado em: 18/01/2020 às 16:19 | Atualizado em: 18/01/2020 às 16:36

Israel Conte, Neuton Corrêa e Aguinaldo Rodrigues, da Redação

 

Ao BNC Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD) destacou a atuação do governador Wilson Lima (PSC) na defesa dos interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Omar, que coordena a bancada parlamentar federal no Congresso Nacional, além de ser o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado, disse que o governador acompanha de perto as movimentações dos oito deputados e três senadores no momento em que o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) anuncia que a alíquota do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) para o polo de concentrados de refrigerantes será reduzido de 8 para 4% até 2022.

A medida pode trazer alta taxa de desemprego ao Amazonas, com eventual saída de indústrias da ZFM, como Coca-Cola e Ambev.

“O governador do Estado tem discutido muito sobre essa situação. Está atento a isso. A bancada está atenta a isso. Eu tenho conversado com todos os parlamentares. […] Essa questão de incentivos sempre será uma luta, será feita paulatinamente, sempre vai ter. E aí, não adianta ninguém se alvoroçar, achando que vai salvar [a ZFM] sozinho. Não resolve. Nós temos de nos unir”, falou Omar Aziz ao BNC Entrevista, na quinta-feira, dia 16.

 

Leia mais

 

Isolado, Menezes parte para confronto pessoal com Marcelo Ramos

 

‘Não enganou ninguém’

Provocado pelo entrevistador, Omar, que já governou o Amazonas entre 2011 e 2014, comentou o primeiro ano da gestão Wilson Lima, eleita em 2018 com o discurso do “novo na política”.

O senador disse que “Wilson não enganou ninguém” na campanha e que, junto com o vice, Carlos Almeida Filho (PRTB), está “tentando acertar.”

“O Wilson Lima não enganou ninguém. Quando ele foi candidato, ele falava que era o novo, que nunca tinha assumido nenhuma função pública, que a experiência que ele tinha era de relação com o povo. […] Eu vejo ele e o vice-governador Carlos Almeida tentando acertar. E, se depender de mim, vou ajudar”.

Na prática do seu discurso, Omar lembrou dos recursos de quase R$ 220 milhões, viabilizados por emenda sua, para obras de reasfaltamento e modernização da AM-10, rodovia estadual que interliga a capital a vários municípios, até Itacoatiara, a 260 quilômetros.

O convênio entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal foi assinado na última segunda-feira, dia 13.

“É uma rodovia importante para o povo de Maués e Parintins, que desce de lancha em Itacoatiara e ganha um dia na viagem para Manaus. É importante para o povo de Urucará, São Sebastião do Uatumã, para o escoamento da produção agrícola, do gás de Silves”.

 

Leia mais

 

“Economia liberal não existe e Bolsonaro não quer acabar ZFM”, diz Omar

 

Coragem no caso dos salários

O senador também comentou a recente polêmica do aumento de salários concedido, e depois revogado, pelo governador para o segundo escalão do Governo do Estado.

Segundo ele, Wilson teve “uma atitude corajosa”, mesmo amparado por um dispositivo da Lei Delegada 122/2019, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), e defendeu o governador:

“Quem é que não erra?”

 

Foto: BNC Amazonas