Pazuello se exime de culpa pelos danos da falta de oxigênio no Amazonas
Ministro da Saúde não deu esclarecimentos cobrados por senadores e jogou para os governos do Amazonas e de Manaus a responsabilidade

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 11/02/2021 às 16:24 | Atualizado em: 11/02/2021 às 16:24
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em audiência pública no Senado na tarde desta quinta (11), negou responsabilidade na falta de oxigênio no Amazonas.
A uma série de questionamentos dos senadores, Pazuello apresentou uma linha do tempo para negar que soube com antecedência que ia faltar oxigênio nos hospitais de Manaus, inicialmente no final do ano passado.
Em suma, quis afirmar aos parlamentares que o governo federal ajudava o estado desde os últimos dias de 2020 mesmo sem ter sido avisado de que faltaria oxigênio.
Apesar de ter enviado equipe do ministério a Manaus desde o dia 3 de janeiro, para reuniões com governo estadual e prefeitura, foi só à noite do dia 8 que ouvir falar de oxigênio. E assim mesmo por uma ligação telefônica do secretário de Saúde do Amazonas para pedir apoio para transportar cilindros com o produto.
Pazuello afirmou aos senadores que foi por relatório de força-tarefa do SUS que tomou conhecimento havia colapso nos hospitais e no oxigênio. Só que os seus auxiliares não apontaram diretamente que havia falta do gás medicinal, mas sim um “problema de pressurização na rede de gases entre o estado e o município”.
Sobre isso, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse tratar-se de uma mentira porque não existe tal rede compartilhada.
Como resultado das suas primeiras respostas, Pazuello afirmou que essa questão de oxigênio não é competência do seu ministério. “Nem para fabricar, transportar e distribuir”, afirmou.
Tal declaração afronta decisão da Justiça Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinaram que cabe ao governo de Jair Bolsonaro solucionar o abastecimento de oxigênio ao Amazonas.
Leia mais
Se Pazuello não mandar mais doses, vacinação em Manaus para dia 15
Foto: Reprodução/TV