Queda de Appio da Suframa é questão de horas

Suframa

Neuton Correa

Publicado em: 23/07/2018 às 19:35 | Atualizado em: 23/07/2018 às 19:35

O meio político já dá como certa a queda do superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Appio Tolentino. Ele está no cargo há um ano.

Informação corrente desta segunda-feira, dia 23, dá conta de que ele entrega o cargo amanhã.

Ele também teria dito isso ao senador Omar Aziz (PSD), parlamentar que o ajudou a chegar ao comando da autarquia, em junho do ano passado.

Appio Tolentino perdeu apoio da bancada do Amazonas e, principalmente, da classe empresarial, à qual prometeu prestigiá-la assim que assumiu o cargo.

Hoje, de manhã, o BNC Amazonas publicou nota com o seguinte título: “Appio Tolentino arde na fritura do cargo na Suframa“.

 

Autarquia fragilizada

A postagem deu vazão a sentimento do segmento empresarial que pedia para que ele entregasse o posto.

Para lideranças empresariais, a gestão Appio fragilizou a Suframa ao não conseguir interlocução com o governo federal e por não se contrapor à campanha da mídia das regiões Sul e Sudeste contra o modelo.

Além disso, na superintendência há informação de que ele não conseguiu reger o primeiro escalão do órgão, que é composto de quadros de diferentes indicações políticas, fato que transforma a autarquia em uma “babel”.

Por enquanto, não há informação sobre o substituto dele no cargo.

 

A véspera

Fontes do BNC Amazonas na Suframa informaram que o superintendente teve um dia atípico. Não despachou e teve uma passagem por seu gabinete de cerca de meia hora.

 

Substituto 

Caso entregue o cargo e não haja uma reposição imediata, o substituto dele, pela hierarquia da Suframa, deverá ser o ex-superintendente da autarquia Gustavo Igrejas, atual superintendente-adjunto de Administração.

Ironicamente, Gustavo amanheceu na companhia do deputado federal Pauderney Avelino (DEM), considerado o parlamentar especialista em Zona Franca de Manaus (ZFM).

 

Pauderney e Gustavo Igrejas, nesta segunda-feira, na sede do MP-AM

 

Silêncio

Appio Tolentino foi procurado pelo site para falar sobre o assunto, mas até a publicação da matéria não respondeu às mensagens enviadas para seu WhatsApp.

 

Fotos: BNC Amazonas