“Segurança no Amazonas está descontrolada”, diz Arthur

Israel Conte
Publicado em: 27/05/2019 às 19:58 | Atualizado em: 28/05/2019 às 03:36
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), afirmou que a segurança pública no Amazonas “está descontrolada”.
Ele disse que a empresa Umanizzare tinha que ser expulsa do estado, e que a forma como os detentos estavam separados no presídio era quase que “pedir para que se repetissem as cenas horríveis de 1º de janeiro de 2017″.
As declarações foram dadas na manhã desta segunda-feira, dia 27, durante a entrega do novo gerador para incrementar a usina de biogás do Aterro Sanitário de Manaus, no km 19 da AM-010. Com o novo equipamento, o complexo se tornará totalmente sustentável ao produzir sua energia a partir do lixo.
Cena se repete
Durante o evento, o prefeito respondeu à imprensa sobre as mortes de 15 detentos ocorridas ontem, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).
“Eu sinto a segurança pública no Amazonas descontrolada. Isso acaba com o turismo”, disse o prefeito.
“Esvaziaram o pavilhão de mulheres e colocarem lá os presos de uma determinada facção criminosa, a um metro de um muro que separava de outra facção criminosa. Então era quase que pedir para que entrassem em conflito. Era quase que pedir para que se repetissem aquelas cenas horríveis de 1º de janeiro de 2017”, lembrou Arthur horas antes do número de mortos saltar para 57, após intervenção do estado em quatro unidades prisionais, no início da tarde.
Leia mais
Governo federal reforçará presídios do AM após massacre de 57
Expulsão
O prefeito também disse que a Umanizzare, empresa que administra os presídios do Amazonas, é a raiz de vários problemas no estado.
“Se eu sou governador, a Umanizzare não ficava mais meio minuto. Aquele pessoal da Umanizzare tinha que estar preso. Tinham que ter sido há muito tempo expulsos daqui. Os presídios ”, afirmou Arthur.
Leia mais
Arthur reúne com Moro para tratar da insegurança na capital
Para o prefeito de Manaus, o governo do estado deveria “entrar em acordo com o governo gederal, trabalhar com inteligência, possuir armas eficazes e investir na educação”.
Foto: BNC AMAZONAS