STF recebe terceiro contra-ataque do Amazonas ao governo Bolsonaroย
O Solidariedade, partido de Bosco Saraiva e Paulino da Forรงa, entrou com nova ADI no STF contra reduรงรฃo do IPI na ZFM, a pedido da bancada federal

Antรดnio Paulo, do BNC Amazonas em Brasรญlia
Publicado em: 02/05/2022 ร s 17:00 | Atualizado em: 02/05/2022 ร s 17:12
Chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o terceiro contra-ataque do estado do Amazonas ao governo de Jair Bolsonaroย
Apรณs o governador Wilson Lima ter dado entrada em duas Aรงรตes Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), o partido Solidariedade, a pedido da bancada amazonenses no Congresso Nacional, protocolou uma terceira aรงรฃo nesta segunda-feira (2).ย ย
O vice-presidente da Cรขmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) informou, hoje, que a ADI que suspende os efeitos dos dois decretos presidenciais prejudiciais ร Zona Franca de Manaus (ZFM), protocolada pelo Solidariedade a pedido da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, apรณs reuniรฃo na casa do senador Omar Aziz (PSD-AM), jรก estรก no STF.ย
A ADI pede a suspensรฃo parcial dos decretos federais 11.047, 11.052 e 11.055, editados nos dias 14 e 28 de abril de 2022. As medidas assinadas por Bolsonaro reduziram em 25% e 35% o IPI dos produtos.ย ย
โOs decretos ferem de morte os empregos e a economia do Amazonas, excluindo apenas seus efeitos sobre os itens produzidos na Zona Franca submetidos a PPB (Processo Produtivo Bรกsico), ou seja, apenas das indรบstrias incentivadas. Nรฃo prejudica em nada a reduรงรฃo do IPI para as demais indรบstrias de fora do Amazonasโ, explica o vice-presidente da Cรขmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM).
Jรก sobre o decreto que zerou o IPI dos concentrados de refrigerantes, o mais prejudicial no curto prazo por inviabilizar o polo deste segmento, que inclui empresas como a Coca-Cola e a Ambev, a ADI do Solidariedade pede a sustaรงรฃo integral da medida junto ao STF.
โEssa nossa aรงรฃo pede medida cautelar, por meio de liminar, e no mรฉrito, a anulaรงรฃo definitiva do decretoโ, acrescentou Ramos.
Leia mais
Governador entra com aรงรฃo no STF contra decreto dos concentrados
Inconstitucionalย ย
De acordo com o economista e advogado, Farid Mendonรงa Jรบnior, que auxiliou na elaboraรงรฃo da ADI do Solidariedade, a argumentaรงรฃo central utilizada contra os dois decretos do governo federal foi a sua inconstitucionalidade, pois anulam as vantagens comparativas da ZFM consagradas na Constituiรงรฃo Federal.
Dados tรฉcnicos sobre os efeitos econรดmicos, sociais e ambientais dos decretos e as decisรตes de oito ministros da ativa do STF favorรกveis ร Zona Franca, em aรงรตes anteriores, tambรฉm foram adicionadas ร peรงa jurรญdica.
Farid Jรบnior destaca que nรฃo se estรก impugnando a reduรงรฃo da carga tributรกria contida nos decreto jรก que sempre que possรญvel, รฉ benรฉfica para o tecido social.
O questionamento รฉ a ausรชncia de medidas compensatรณrias ร produรงรฃo na Zona Franca de Manaus, nos termos do mandamento constitucional, diz o texto da ADI.
Leia mais
Inseguranรงa jurรญdicaย
โO dano causado ร seguranรงa jurรญdica jรก se faz presente, sendo claramente perceptรญvel.ย Os atores econรดmicos, empresas e trabalhadores, bem como representantes do poder pรบblico jรก analisam quais procedimentos a adotar em face do prejuรญzo trazido ร atividade econรดmica, com a certeza de que a Zona Franca de Manaus nรฃo terรก viabilidade competitiva doravante.ย A cautela na aquisiรงรฃo de novos insumos e a avaliaรงรฃo do processo de demissรตes, seguida do encerramento de suas atividades รฉ uma perspectiva sombria e realโ, diz a nota jurรญdica assina pelo advogado e economista amazonense.ย ย
Audiรชncias no Supremoย
Nesta terรงa-feira (3), o ministro Andrรฉ Mendonรงa, relator das ADI, realizarรก audiรชncia para ouvir o governo do Amazonas, o representante da Uniรฃo e do Ministรฉrio Pรบblico.ย ย
O vice-presidente da Cรขmara disse tambรฉm que na prรณxima quarta-feira (4), tem audiรชncia marcada com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, e que pediu audiรชncia com o ministro Andrรฉ Mendonรงa.
O objetivo, segundo ele, รฉ sensibilizar os magistrados a levar o caso para o pleno do tribunal, que nos รบltimos anos tem decidido em favor do modelo Zona Franca de Manaus.
Foto:ย BNC Amazonas