STF mantém prazo de inelegibilidade da Lei Ficha Limpa

Fica mantida a determinação de que políticos condenados por decisão transitada em julgado ficarão impedidos de concorrer às eleições.

STF mantém prazo de inelegibilidade da Lei Ficha Limpa

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/03/2022 às 09:11 | Atualizado em: 10/03/2022 às 09:11

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve ontem (9) o prazo de inegibilidade da Lei da Ficha Limpa de um condenado pela lei proposto pela norma.

Desse modo, rejeitou sem julgar o mérito, a ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que questionava um trecho da lei.

O julgamento, que começou no plenário virtual em 2021, foi retomado no plenário físico, como informa o Correio Braziliense.

Então, votaram pela rejeição da ação os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Luiz Fux.

Como resultado, a rejeição da ação foi de 6 votos a 4, a ação.

Dessa forma, fica mantida a determinação de que políticos condenados por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado ficarão impedidos de concorrer às eleições.

Isso desde o momento da condenação até oito anos contados após o cumprimento da pena.

A princípio, o PDT afirmava que a atual legislação gera uma inelegibilidade por tempo indeterminado, porque acaba dependendo do prazo de tramitação do processo de cada condenado.

Leia mais no Correio Braziliense.

Leia mais

Moro e Dallagnol podem ficar inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil