O governador Wilson Lima (PSC) está otimista para “arrancar” um compromisso do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) com a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Alcolumbre e o presidente da comissão da reforma tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), vêm a Manaus no dia 12 para reunião com o governador e a bancada federal.
De acordo com Wilson, a intenção é convencê-los que, a curto e médio prazo, não há substituto do modelo ZFM para a região.
“Vamos externar nossa preocupação com a Zona Franca de Manaus. Arrancar deles um compromisso com essa pauta. Porque não há nenhum modelo, a curto ou a médio prazo, que possa substituir que temos aqui”.
A declaração do governador foi dada nesta segunda-feira, dia 9, durante o lançamento Escola Ativa. O programa é voltado à formação de professores e gestores educacionais.
Sintonia
Articulada pelo senador Omar Aziz (PSD), a reunião mostra a sintonia entre bancada federal e governo do estado na defesa da ZFM.
Acima de tudo, a união é para a próxima batalha que pode impactar o modelo: a reforma tributária.
A expectativa é que Alcolumbre se torne aliado na defesa dos incentivos fiscais que também beneficiam as cidades de Macapá e Santana, no Amapá, estado natal do presidente do Congresso.
Da mesma forma, as benesses que reduzem as desigualdades regionais se estendem Acre, Rondônia e Roraima , outros estados da Amazônia Ocidental .
Enquanto isso, nesta semana, já começam a série de audiências públicas para ouvir especialistas em tributação, do governo e do setor privado.