A indústria de duas rodas vai se expandir e modernizar o chão da fábrica da Zona Franca de Manaus.
A Voltz, startup brasileira de mobilidade elétrica, vai aplicar R$ 100 milhões para construir sua primeira fábrica de motos no polo industrial amazonense, com modelos que usarão motores elétricos e baterias de lítio.
Os investimentos na Voltz estão sendo liderados pela Creditas, que fornecerá um montante de R$ 95 milhões.
Além disso, o restante, R$ 5 milhões, virá do UVC Investimentos, um fundo de Venture Capital do Grupo Ultra.
“A operação em Manaus deve começar neste ano e concentrará toda a produção e montagem das motos elétricas. A Voltz planeja realizar um investimento inicial de mais de R$ 10 milhões e a capacidade anual de partida de produção da fábrica será de aproximadamente 15 mil veículos/mês. Esperamos que 500 empregos serão gerados com a iniciativa”, disse o CEO da Creditas, Sérgio Furio, ao site Mundo Conectado (https://mundoconectado.com.br).
Peças de fabricação
De acordo com o fundador da Voltz, Renato Villar, em Manaus serão fabricadas uma série de peças, como pedais, retrovisores, pastilhas, discos de freios, entre outros.
“Com o aporte de recursos, podemos executar planos essenciais para alavancar o crescimento da Voltz, como melhorar nossa cadeia de suprimentos com o início da produção em larga escala no Brasil, inauguração de lojas-conceito em diversas localizações estratégicas, lançamentos de novos modelos e projetos de conectividade que redefinirá a mobilidade duas rodas”, declarou o fundado da Voltz, Renato Villar,
Entre os planos da Voltz para seus próximos passos na expansão é criar veículos voltados para o segmento de delivery, prometendo uma versão EVS work de sua moto elétrica que deve ser lançado ainda em setembro deste ano.
A empresa possui dois showrooms, um em São Paulo e outro em Recife, além de 30 filiais distribuídas pelo país. Entretanto, a vendas são feitas exclusivamente por meio dos canais digitais da Voltz.
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Configurações das motos elétricas
A Voltz nasceu em Recife, Pernambuco, e está presente no mercado desde 2019. Atualmente, possui três modelos em seu portfólio: as motos elétricas EV1, EV1 Sport e EVS.
Em suma, a montadora conta com motor desenvolvido pela Bosch e carenagem feita na China. Até o momento, a montagem dos produtos ocorre em Cabo de Santo Agostinho (PE), no centro de distribuição da Voltz.
Na configuração mais potente, com duas baterias de lítio de 60V, a scooter EV1 alcança os 100 km de autonomia. No entanto, não ultrapassa os 60 km/h. Já no EV1 Sport, é capaz de percorrer 175 km com a carga completa da bateria, e a velocidade máxima atinge os 75 km/h.
Por fim, a EVS oferece duas baterias de 72V, que garantem autonomia de 180 km. Tal como uma moto de 160 cc, a street elétrica da Voltz acelera de zero a 60 km/h em 6 segundos, e chega aos 120 km/h. Conforme informações da fabricante, o motor gera até 3.000W de potência.
Dessa forma para fazer a recarga, basta plugar as motocicletas em tomadas convencionais. Dessa forma, leva-se cerca de 5 horas para a bateria atingir a carga completa.
Quatro mil veículos vendidos
A Voltz foi responsável pela primeira scooter elétrica já feita no Brasil, a EV1. De acordo com informações da própria startup, até agora eles venderam cerca de 4.000 veículos por aqui, o que inclui modelos da EV1 e da moto EVS.
No entanto, com o atual investimento e uma fábrica em Manaus, esses números devem atingir novos patamares, ou pelo menos é isso que a companhia espera.
*Com informações do Estadão
Foto: Divulgação