Lição jurídica do ministro Fachin: “Juiz não investiga e nem acusa”

Publicado em: 20/09/2019 às 14:32 | Atualizado em: 20/09/2019 às 14:32
O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta sexta-feira (20), em Santa Catarina, que “juiz não investiga, nem acusa” e nem protagoniza acusação e defesa.
Se acordo com as informações do G1, Fachin cumpre agenda em Santa Catarina e palestrou no Tribunal de Justiça do estado em Florianópolis e, à tarde, acompanha a inauguração de uma unidade judicial em Penha, no Litoral Norte catarinense.
Durante a manhã, o ministro apresentou no TJ-SC os resultados da operação Lava Jato no STF e frisou a importância da imparcialidade jurídica.
“Juiz não investiga, nem acusa. Juiz não assume protagonismo retórico da acusação nem da defesa. Não carimba denúncia nem se seduz por argumentos de ocasião. Juiz não condena nem absolve por discricionarismos pessoais”, disse Fachin na reportagem do G1
Ainda em Florianópolis, ele fez uma defesa à Constituição Federal e ressaltou o trabalho do ministro Teori Zavascki, de quem recebeu a relatoria da Operação Lava Jato no STF. O magistrado era catarinense e morreu em 2017 após a queda de um avião em Paraty.
Foto: Reprodução/NSC Total/Tiago Ghizoni