Fachin pede parecer da PGR sobre anulaĂ§Ă£o dos processos de Lula

Publicado em: 02/09/2019 Ă s 20:29 | Atualizado em: 02/09/2019 Ă s 20:29
O relator da operaĂ§Ă£o Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin (foto), pediu, nesta segunda-feira (2), parecer urgente da Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR) sobre o pedido de anulaĂ§Ă£o de sentença nos dois processos em que o ex-presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva foi condenado.
Para Fachin, o pedido tem “relevĂ¢ncia jurĂdica”, de acordo com informações postadas pelo portal G1.
Os advogados de Lula pediram a anulaĂ§Ă£o das condenações apĂ³s a Segunda Turma do STF derrubar a condenaĂ§Ă£o do ex-presidente da PetrobrĂ¡s Aldemir Bendine.
Na ocasiĂ£o, segundo o G1, a maioria dos ministros entendeu que Bendine, por ter sido delatado, deveria apresentar as alegações finais depois dos delatores, e nĂ£o no mesmo prazo, como havia determinado o entĂ£o juiz Sergio Moro.
Essa decisĂ£o da Turma nĂ£o anulou outros processos nos quais delatores e delatados tiveram o mesmo prazo para as alegações finais.
Mas Fachin jĂ¡ decidiu submeter o tema a uma decisĂ£o do plenĂ¡rio do STF, formado pelos 11 ministros da Corte. Ainda nĂ£o hĂ¡ data definida para o julgamento.
“Dada a relevĂ¢ncia jurĂdica da matĂ©ria colha-se desde logo parecer da PGR”, determinou Fachin na decisĂ£o.
Desde o inĂcio da OperaĂ§Ă£o Lava Jato, de acordo com a publicaĂ§Ă£o do G1, a Justiça vinha dando o mesmo prazo para todos os rĂ©us, como prevĂª o CĂ³digo de Processo Penal, independentemente de serem delatados ou delatores.
Agora, cada caso serĂ¡ analisado individualmente. Outros trĂªs pedidos para anular condenações jĂ¡ foram apresentados ao Supremo e estĂ£o sob anĂ¡lise do ministro Ricardo Lewandowski.
Foto: Carlos Moura/SCO/STF