Lewandowski arquiva pedido do impeachment de Weintraub 

O ministro Lewandowski arquivou o pedido de impeachment, feito por 19 congressistas, que alegavam ineficiência do titular do MEC.

lewandowski, pedido, impeachment, weintraub

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 05/03/2020 às 20:01 | Atualizado em: 05/03/2020 às 21:33

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, arquivou o pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto). Esse pedido foi formulado por 17 deputados e dois senadores. a decisão saiu nesta quinta-feira, 5 de março,

A abertura do processo foi por crime de responsabilidade. Por usa vez, os parlamentares, alegaram ser o processo por “eloquente ineficiência” na gestão do ministro. 

Segundo os parlamentares na reportagem do G1, um dos pontos motivacionais diz respeito às dotações orçamentárias. Essas dotações  estão ligadas à educação de jovens e adultos.

Leia mais:

 

Abraham Weintraub vai à Câmara falar de drogas nas universidades

 

Para os congressistas, a execução das verbas, segundo dados oficiais, foi de menos de 1%. Esse porcentual foi até novembro de 2019. Segundo o pedido, isso indicaria a “descontinuidade das políticas destinadas para este fim”. 

Os parlamentares também afirmaram que o ministro feriu a dignidade e o decoro do cargo em outros momentos. 

Lewandowski não se manifestou sobre a decisão. Ele disse que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode fazer denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra ministros de Estado. 

Leia mais no G1

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil – 11/jul/2019