Surpresa da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), ao ser eleito secretário-geral do Poder, desbancando veteranos, o deputado Delegado Péricles (PSL) segue em alta na Casa.

Nesta quarta-feira, dia 6, ele acabou ficando com a presidência da comissão permanente mais importante do Parlamento, a de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Impasse

Os deputados passaram mais de quatro horas fazendo a divisão das comissões e o impasse girou em torno da Comissão de Agricultura, que terá dois presidentes na legislativa: Augusto Ferraz (DEM) e Dermilson Chagas (PP).

Para pacificar a briga pelo comando do colegiado, eles decidiram assim: Ferraz será o presidente em 2019 e 2020; Dermilson, vice. Em 2021 e 2022, eles invertem as funções.

 

Finanças e orçamento

Quem também ficou com uma comissão importante na ALE-AM foi o deputado Ricardo Nicolau (PSD), que substituirá Adjuto Afonso (PDT), que passou mais de três mandatos à frente da Comissão de Economia e Finanças.

Entre outras coisas, essa comissão cuida do Orçamento Geral  e das Leis de Diretrizes Orçamentárias do Estado.

 

Saúde

Com a ascensão de Nicolau para a Comissão de Economia e Finanças, Mayra Pinheiro (PP), que é médica, ficará com a de Saúde, historicamente comandada por Nicolau.

 

Foto: Neuton Corrêa