“Temos uma quinta-coluna instalada na Suframa”

Neuton Correa

Publicado em: 04/07/2019 às 06:26 | Atualizado em: 04/07/2019 às 06:41

Do deputado federal Sidney Leite (PSD), ontem, após o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos da Costa, em audiência pública na Câmara dos Deputados, dizer que o Plano Dubai não existe e que a ideia foi cogitada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese).

O principal expoente desse colegiado é o empresário Romero Reis, que tem estimulado sua condição de pré-candidato a prefeito de Manaus, com o apoio do titular da Suframa, Alfredo Menezes.

Na primeira vez que falou do Plano Dubai, o secretário referiu-se, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em fim da Zona Franca de Manaus, coisa negada por ele ontem.

 

Traição e sabotagem, segundo Wikipédia

Quinta-coluna é uma expressão usada para se referir a grupos clandestinos que atuam, dentro de um país ou região prestes a entrar em guerra (ou já em guerra) com outro, ajudando o inimigo, espionando e fazendo propaganda subversiva, ou, no caso de uma guerra civil, atuando em prol da facção rival. Por extensão, o termo é usado para designar todo aquele que atua dentro de um grupo, praticando ação subversiva ou traiçoeira, em favor de um grupo rival.

O quinta-colunismo não se dá no plano puramente militar mas também por meio da sabotagem ou da difusão de boatos, “atacando de dentro” ou procurando desmobilizar uma eventual reação à agressão externa.

 

Ironia

Ontem, na reunião que discutiu o Plano do Dubai, Sidney Leite disse que, na sua visão, chega a ser uma ironia que a renúncia fiscal de todas as indústrias da região Norte representam apenas 11%, contra os 52,5% da região Sudeste do país, e que os ataque do ministro Paulo Guedes, da Economia, mirem apenas a ZFM. “Eu nunca vi o governo dizer que vai mexer com os incentivos do setor automobilístico, por exemplo, como se o único local a ter renúncia fiscal fosse a ZFM”.

 

Foto: Divulgação