Afetados pela covid relatam na CPI dificuldades de apoio com Ă³rfĂ£os
ComissĂ£o dedicou sessĂ£o desta segunda (18) a ouvir pessoas que tiveram covid ou perderam familiares para a doença

Publicado em: 18/10/2021 Ă s 17:18 | Atualizado em: 18/10/2021 Ă s 17:31
A CPI da covid ouviu nesta segunda-feira (18) o relato dos afetados pela pandemia, que tiveram, principalmente, dificuldades com Ă³rfĂ£os.
De forma emocionada e de perfis variados, aos senadores, as vĂtimas retrataram tambĂ©m como perderam pais, maridos, filhos, irmĂ£s e cobraram justiça.
Nas falas, houve tambĂ©m uma sĂ©rie de crĂticas ao presidente Jair Bolsonaro por atos durante a pandemia.
Leia mais
CPI da covid propõe pensĂ£o e aposentadoria em razĂ£o do coronavĂrus
Desde o inĂcio da pandemia, Bolsonaro contraria a ciĂªncia promovendo aglomerações, criticando o uso de mĂ¡scara, defendendo a tese jĂ¡ rechaçada da imunidade de rebanho e afirmando que nĂ£o vai se vacinar.
Entidades mĂ©dicas nacionais e internacionais preconizam justamente essas medidas como forma de prevenĂ§Ă£o: vacinaĂ§Ă£o, uso de mĂ¡scara, higienizaĂ§Ă£o das mĂ£os e evitar aglomerações.
“A dor Ă© grande, mas a vontade de justiça Ă© maior. Estou aqui hoje para representar as vĂ¡rias famĂlias que passaram pela dor que passamos. É por isso que estou tĂ£o emocionada de estar aqui. SĂ£o vidas, sonhos, histĂ³rias encerradas por tantas negligĂªncias. E nĂ³s queremos justiça. O sangue de cada uma das vĂtimas escorre nas mĂ£os de cada um que subestimou o vĂrus”, afirmou Katia Shirlene Castilho dos Santos, que perdeu os pais.
Conforme o consĂ³rcio de veĂculos de imprensa, o Brasil registrou atĂ© este domingo (17) 603.324 Ă³bitos por covid e 21.642.194 casos confirmados desde o inĂcio da pandemia.
Durante a sessĂ£o da CPI, MĂ¡rcio Antonio do Nascimento Silva entregou uma caixa com os lenços que a ONG Rio de Paz usou para fazer um ato em Copacabana, simbolizando as mais de 600 mil vĂtimas da covid.
O taxista, que perdeu o filho para a doença, também cobrou um pedido de desculpas do presidente Jair Bolsonaro e criticou atos e declarações presidenciais durante a pandemia.
Leia mais no G1.
Foto: Pedro França/AgĂªncia Senado