Alcolumbre põe F. Bolsonaro de relator para isentar americano de visto no Brasil
Proposta de senador do PL deve ser votada no Senado nesta quarta. Governo reage

Publicado em: 18/03/2025 às 22:11 | Atualizado em: 18/03/2025 às 22:34
O Senado discute nesta quarta-feira (19) a proposta, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e relatada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que busca isentar cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália da exigência de visto para entrar no Brasil.
A escolha pelo nome de Flávio na relatoria foi feira pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
O Ministério das Relações Exteriores, por sua vez, se manifestou contra o projeto. Atualmente, turistas desses países precisam de visto eletrônico, com custo de US$ 80,90.
Segundo o Itamaraty, que defende a manutenção da exigência, a medida é uma questão de reciprocidade, já que esses países continuam exigindo visto dos brasileiros.
Leia mais
Decreto de Bolsonaro abre portas, sem visto, para turistas estrangeiros
Além disso, o ministério aponta que a isenção anterior, implementada durante o governo de Jair Bolsonaro, não resultou no aumento esperado do turismo.
A revogação da medida também poderia gerar processos judiciais, com pedidos de reembolso pelos mais de 62 mil vistos emitidos.
Dessa maneira, o governo brasileiro defende a importância de manter os princípios de reciprocidade e igualdade no tratamento migratório.
Leia mais no G1.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado