Bolsonaro procura nome para substituir Ernesto Araújo, diz Andréia Sadi

Conforme o blog da Andréia Sadi apurou, o ministro das Relações Exteriores não conta com apoio nem dentro do governo a não ser de um assessor e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

bolsonaro, substituir, ernesto araujo

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 25/03/2021 às 15:21 | Atualizado em: 25/03/2021 às 15:21

O presidente Jair Bolsonaro procura um substituto para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Quem afirma é a jornalista Andréia Sadi em seu blog no G1.

De acordo com a colunista, o presidente procura, por meio de interlocutores, um novo ministro no momento em que sofre pressões de diversos setores da sociedade e alerta do Congresso Nacional.

Conforme o blog apurou, Araújo não conta com apoio nem dentro do governo – apenas a ala ideológica, como o assessor Filipe Martins e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, gostariam de sua permanência no cargo.

Críticas no Senado

Na quarta-feira (24), Araújo foi ao Senado, onde ouviu diversas críticas à conduta dele no enfrentamento à pandemia e pedidos para que deixe o cargo.

O ministro respondeu aos congressistas que dorme “com a consciência tranquila”. 

Não bastasse isso, Filipe Martins – o assessor da Presidência da República que é um dos últimos esteios do chanceler no Planalto – fez, durante a audiência de Araújo, gestos que foram considerados obscenos, e virou alvo de um pedido de investigação feito pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco.

Para tentar reverter a sua situação, o ministro tentou explicar no que estava trabalhando durante a pandemia para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na manhã desta quinta-feira (25), em conversa na residência oficial da Câmara. A conversa – relatada a parlamentares – não convenceu Lira, conta a colunista do G1.

Leia mais no blog da Andréia Sadi

Foto: divulgação/Itamaraty