Braga, Jucá e Barbalho são do Conselho de Ética

Publicado em: 31/05/2017 às 13:16 | Atualizado em: 31/05/2017 às 13:16

Eduardo Braga (AM), Romero Jucá (RR) e Jader Barbalho (PA) fazem parte da nova composição do Conselho de Ética do Senado na cota do PMDB para um mandato de dois anos. Os três foram citados em esquema de propinas nas investigações da operação Lava Jato. Uma das funções do Conselho é preservar a dignidade do mandato parlamentar dos senadores.

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (30), os nomes que comporão o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (na foto, os integrantes em fim de mandato). O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), informou que somente o Bloco Democracia Progressista (PP e PSD) ainda não havia feito suas indicações e solicitou ao bloco que indique os dois representantes a que tem direito para que sejam lidos posteriormente. A indicação deve acontecer nesta quarta.

O Bloco da Maioria (PDMB) indicou os senadores Airton Sandoval, João Alberto Sousa e Romero Jucá como titulares do conselho e os senadores Jader Barbalho, Eduardo Braga e Hélio José como suplentes. O PMDB ainda teria direito a mais um nome para ocupar a sua quarta vaga no órgão, mas não houve indicações.

O Bloco Social Democrata (PSDB, DEM e PV) indicou os senadores Davi Alcolumbre, Flexa Ribeiro e Eduardo Amorim como titulares. Os senadores Ataídes Oliveira e Paulo Bauer serão os suplentes do bloco.

O Bloco da Resistência Democrática (PDT, PT) apresentou o nome de José Pimentel e Acir Gurgacz para titulares e das senadoras Regina Souza e Fátima Bezerra para suplentes. Já o Bloco Parlamentar Socialismo e Democracia (PPS, PSB, PCdoB e Rede) terá como representantes os senadores João Capiberibe e Antônio Carlos Valadares. O Bloco Moderador (PTB, PSC, PRB, PR e PTC) indicou os senadores Wellington Fagundes e Pedro Chaves para titulares e o senador Telmário Mota para suplente.

O Conselho de Ética tem como funções zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno do Senado e atuar para preservar a dignidade do mandato parlamentar dos senadores. Após a aprovação dos nomes em Plenário, realizada nesta terça-feira, será marcada a primeira reunião para instalação do conselho e a eleição do presidente e vice-presidente. A reunião será presidida pelo membro mais idoso.

Fonte: Agência Senado

 

 

Foto: Agência Senado