Brasileiros vencem equipes de 43 países na Olimpíada de Economia
Os competidores brasileiros dessa olimpíada são estudantes do ensino médio selecionados mundialmente que, somados, são cerca de 200 ao todo

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 07/08/2021 às 16:05 | Atualizado em: 07/08/2021 às 16:05
Em um momento em que os olhares estão voltados para a Olimpíada de Tóquio, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio em uma competição com outros 43 países — mas a disputa não tem qualquer relação com esportes. O país se consagrou tricampeão da Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad, IEO), disputada neste ano na Universidade da Letônia, em Riga. Os Estados Unidos e Canadá ficaram com a segunda e a terceira colocação.
Segundo a CNN, os competidores brasileiros são estudantes do ensino médio selecionados mundialmente — somados, são cerca de 200 estudantes. Além da vitória em equipe, os brasileiros trouxeram para casa quatro medalhas individuais de ouro (das cinco possíveis) e uma de prata.
Para um dos líderes do time, Rafael Carlini — que recebeu medalha de ouro em 2018 —, o Brasil se destaca nessas competições pelo rigor na preparação.
Leia mais
A Olimpíada Internacional de Economia é composta por três etapas: uma prova teórica, a resolução de um ‘business case’ (realizada pela delegação em conjunto), além de um jogo de gestão financeira, no qual os alunos são responsáveis por fazer a gestão de uma carteira de investimentos de um personagem.
Leia mais na CNN Brasil
Foto: Prime Time Zone/reprodução