Congresso aprova LDO e exclui proibiĂ§Ă£o de reajuste a servidores

CONGRESSO PROIBIĂ‡ĂƒO REAJUSTE SERVIDORES

Publicado em: 12/07/2018 Ă s 01:10 | Atualizado em: 12/07/2018 Ă s 01:10

O Congresso Nacional aprovou, na madrugada desta quinta-feira (12), o projeto de Lei de Diretrizes OrçamentĂ¡rias (LDO) 2019 e retirou do substitutivo do senador Dalirio Beber (PSDB-SC) a proibiĂ§Ă£o de se conceder reajustes aos servidores com a aprovaĂ§Ă£o de novos projetos de lei.

Foi rejeitada tambĂ©m a proibiĂ§Ă£o de criaĂ§Ă£o de cargos no serviço pĂºblico no prĂ³ximo ano, ainda que com efeitos financeiros posteriores a 2019.

A maior parte dos partidos ligados ao governo mudou sua orientaĂ§Ă£o ao longo da votaĂ§Ă£o, passando a apoiar a retirada do dispositivo.

No Senado, a matĂ©ria foi aprovada simbolicamente (na foto, o senador EunĂ­cio Oliveira [MDB-CE] preside a sessĂ£o).

TambĂ©m foi aprovado, pela CĂ¢mara dos Deputados e pelo Senado, a retirada do dispositivo que exigia do governo, no envio do projeto de lei orçamentĂ¡ria para o prĂ³ximo ano, a previsĂ£o de corte de 5% do custeio administrativo, envolvendo despesas do dia a dia, como luz, telefone e diĂ¡rias.

 

Bancos oficiais

O Congresso Nacional aprovou ainda outro destaque e reincluiu no substitutivo do senador Dalirio Beber um dispositivo do texto original do Poder Executivo que mantĂ©m como exclusiva dos bancos oficiais a transferĂªncia financeira para Ă³rgĂ£os pĂºblicos e entidades pĂºblicas e privadas de recursos de programas previstos no Orçamento.

Fonte: AgĂªncia CĂ¢mara NotĂ­cias

 

Foto: Roque de SĂ¡/AgĂªncia Senado