Curso abre vagas para ensinar prefeitos a administrar dinheiro público
O curso Liderando Novos Prefeitos oferece 500 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro de 2021

Publicado em: 05/12/2020 às 10:12 | Atualizado em: 05/12/2020 às 10:18
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou um curso gratuito para capacitar os novos prefeitos eleitos neste ano em temas como gestão pública, planejamento, desenvolvimento sustentável e inovação.
O curso Liderando Novos Prefeitos oferece 500 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro de 2021.
De acordo com a Enap, o objetivo é desenvolver capacidades analíticas para promoção do desenvolvimento nos municípios e melhoria das políticas e serviços públicos brasileiros.
Conforme a organização do curso, a ideia é abordar questões como desafios das cidades brasileiras para os próximos anos no contexto da pandemia, bem como a importância dos dados e evidências para tomada de decisões.
Do mesmo modo, a arrecadação municipal, auditoria e controle e boas práticas municipais serão pontos abordados.
Segundo o Enap, o cronograma de estudos também abordará como implementar uma boa governança e um desenvolvimento urbano sustentável.
O formato do curso, entretanto, será híbrido, com os quatro primeiros módulos realizados em ambiente virtual e os dois últimos, presenciais, na Enap, em Brasília.
Desse modo, as passagens serão financiadas pelo programa, e o curso terá 40 horas de capacitação, distribuídos em um mês.
De acordo com escola, as primeiras turmas devem iniciar a capacitação no fim de janeiro. Serão, no total, 10 turmas com 50 prefeitos cada.
“Além de aulas, estão previstos momentos de conexão e formação em rede entre os participantes e um roadshow, no qual o prefeito terá acesso a sessões paralelas onde poderá estreitar contatos com as instituições parceiras do programa, como atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais”, informou a Enap.
Fonte: Agência Brasil
Leia mais
Amazonas entre estados com prefeitos eleitos que podem ser barrados no TSE
Foto: Reprodução