Presença feminina no parlamento do país é das últimas no mundo

Publicado em: 08/03/2018 às 10:43 | Atualizado em: 08/03/2018 às 10:43
De acordo com os indicadores sociais das mulheres no país, divulgados pelo IBGE, os eleitores dos estados da Paraíba, Sergipe e Mato Grosso não escolheram nenhuma representante do sexo feminino nas eleições de 2014 para a Câmara dos Deputados.
E olha que mulheres são maioria das populações paraibana e sergipana, 52,41 e 51,75%, respectivamente, e praticamente a metade no Mato Grosso (49,57%).
No Congresso, as parlamentares são 16% no Senado e 10,5% na Câmara. Não é à toa que o Brasil ocupa a 152ª posição em um ranking de 190 países na representação das mulheres no parlamento.
O Amazonas tem duas mulheres no parlamento federal, a deputada Conceição Sampaio (PP) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). As duas (foto) devem disputar a reeleição em outubro.
A presença feminina no ministério de Michel Temer (MDB) é praticamente zero. Eram duas no final de 2017 e hoje resta uma, com a saída de Luislinda Valois do cargo de ministra dos Direitos Humanos. Grace Mendonça comanda a Advocacia-Geral da União, com status de ministra.
Fonte: R7
Fotos: Reprodução/ALE-AM e Agência Senado