Governadores se mexem pelas reformas previdenciária e tributária

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 05/08/2019 às 17:43 | Atualizado em: 05/08/2019 às 17:43
Nesta terça, dia 6, os governos dos 26 estados e do Distrito Federal terão nova reunião, em Brasília, para tratar das reformas previdenciária e tributária. Depois das discussões internas do colegiado, devem procurar os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
A ação dos governadores acontece às vésperas da votação em segundo turno da reforma da previdência pelos deputados. Esse processo deve começar nesta terça e ser concluído até quinta-feira.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vai se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Montezano.
Leia mais
Governadores da Amazônia fecham apoio a Wilson na defesa da ZFM
Pela inclusão dos estados
De oposição ao governo federal, o governador Wellington Dias (PT-PI) está descrente que os estados sejam incluídos na reforma previdenciária, conforme aprovado em primeiro turno.
No entanto, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que no Senado será criada uma PEC (projeto de emenda à Constituição) paralela para incluir os estados na reforma.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse acreditar que os estados vão ser incluídos.
A previsão da presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), é que a reforma seja aprovada na primeira semana de outubro no plenário do Senado.
Leia mais no Congresso em Foco.
Leia mais
Governadores discutem Fundo Amazônia e consórcio interestadual
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil