Guedes dribla reunião para explicar offshore em comissões da Câmara

O ministro havia sido convocado pelas comissões para prestar esclarecimentos sobre suas movimentações financeiras no exterior através de offshore em paraíso fiscal

Fontes do Planalto apontam que Guedes continua no governo

Mariane Veiga

Publicado em: 10/11/2021 às 12:55 | Atualizado em: 10/11/2021 às 13:23

A reunião conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e de Trabalho da Câmara dos Deputados, marcada para esta quarta-feira, 10, para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi cancelada.

O ministro havia sido convocado pelas comissões para prestar esclarecimentos sobre suas movimentações financeiras no exterior através de offshore em paraíso fiscal.

A convocação, diferentemente do convite, torna a ida do ministro à audiência obrigatória.

Leia mais

Guedes sinaliza mais uma vez e diz que Petrobrás não valerá nada em 30 anos

A agenda de Guedes desta quarta ainda não foi divulgada oficialmente. Mas, as comissões da Câmara já informam o cancelamento.

Segundo informações da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, a data da reunião havia sido “oferecida”, quando da aprovação da convocação do ministro, pela própria liderança do governo na Câmara.

No entanto, nesta terça, 9, a assessoria parlamentar de Guedes teria informado que ele não iria à audiência.

O motivo seria a votação da PEC dos precatórios em segundo turno pelo plenário da Câmara, que acontece nesta noite.

Por enquanto, não foi marcada nova data para que o ministro possa prestar os esclarecimentos.

A convocação do ministro foi aprovada pelos deputados no dia 5 de outubro, logo após a divulgação pelos sites da Revista Piauí e Poder360, que integram o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), da notícia sobre as offshores de Guedes e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Leia mais no Correio Braziliense.

Foto: Reprodução