Inmetro tem projeto selecionado no Rota 2030
Plano cria um sistema de conectividade veicular, com reduรงรฃo das emissรตes de carbono

Publicado em: 04/01/2024 ร s 18:00 | Atualizado em: 04/01/2024 ร s 20:04
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de aprovar um projeto no programa Rota 2030, denominado “Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Anรกlise, Monetizaรงรฃo e Descarbonizaรงรฃo do Trรกfego Veicular”.
O trabalho foi desenvolvido pela Divisรฃo de Metrologia em Tecnologia da Informaรงรฃo e Telecomunicaรงรตes (Dmtic/Inmetro) em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte e da Paraiba (UFRN e UFPB).
O projeto selecionado visa utilizar dados de Inteligรชncia Artificial (AI) para estimar o consumo energรฉtico dos automรณveis em condiรงรตes de uso e gerar a partir daรญ informaรงรตes para diversos setores da indรบstria automobilรญstica.

โEntre as atribuiรงรตes do Inmetro, estรก a de alavancar a indรบstria em setores da economia que sรฃo estratรฉgicas para o governo e para a sociedade. E a questรฃo sustentรกvel, a busca por tecnologias verdes, รฉ urgente. Esse projeto contempla esse objetivo. Parabรฉns ร equipe tรฉcnica envolvida, nos enche de orgulhoโ, comentou o presidente do Inmetro, Mรกrcio Andrรฉ Brito.
Conectividade veicular
Desenvolvido em parceria com a UFRN, que serรก responsรกvel pela coordenaรงรฃo geral, UFPB, e com as empresas Embeddo Computaรงรฃo Aplicada, Volkswagen Caminhรตes e รnibus (VWTB), Peugeot Citroen Do Brasil, e FCA Fiat Chrysler, o projeto propรตe a criaรงรฃo de um sistema de conectividade veicular, com foco na reduรงรฃo das emissรตes de carbono do setor de transportes e mobilidade urbana, alinhado ร s metas de descarbonizaรงรฃo que vรชm sendo adotadas mundialmente.”
A soluรงรฃo abrange a utilizaรงรฃo de tecnologias disruptivas como Internet das Coisas, Inteligรชncia Artificial e Blockchain para a viabilizar a geraรงรฃo de um ambiente sustentรกvel que promova a transiรงรฃo para uma frota veicular com maior eficiรชncia energรฉtica e menor emissรฃo de gases.
Nesse contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e corporaรงรตes e em geral sรฃo incentivadas a adotarem iniciativas ecologicamente responsรกveis.
O projeto se baseia em duas abordagens principais. A primeira utiliza dados reais e Inteligรชncia Artificial para estimar, com menor incerteza, o consumo energรฉtico dos automรณveis em condiรงรตes de uso do dia a dia, e seu comportamento em diferentes situaรงรตes, algo difรญcil de se conseguir apenas com ensaios em laboratรณrio, por exemplo. A segunda abordagem รฉ a monetizaรงรฃo.
โCom esses dados, รฉ possรญvel criar modelos de negรณcio em que o condutor que compartilha as informaรงรตes colhidas de seu veรญculo รฉ recompensado com cripto creditos em uma plataforma blockchain. Estes poderรฃo ser negociados com empresas interessadas nas informaรงรตes, sejam elas montadoras, seguradoras, distribuidoras de combustรญvel, concessionรกrias de estradas, entre outrasโ, comentou Wilson Melo.
O projeto tem duraรงรฃo de 24 meses, e conta com recursos coordenados pela Fundaรงรฃo de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep). Ao final serรก entregue um protรณtipo que serรก disponibilizado ร indรบstria nacional por meio de transferรชncia de tecnologia.
A equipe da Instituiรงรฃo รฉ integrada pelos servidores do laboratรณrio de Informรกtica (Lainf), Rodrigo Pereira David, Wilson Souza de Mello Junior e Joรฃo Alfredo Cal Braz.
Rota 2030
Considerado uma reediรงรฃo do Inovar-Auto (que vigorou de 2013 a 2017), o programa Rota 2030 atua em รกreas essenciais para o desenvolvimento de tecnologias dos veรญculos, e aprimoramento da indรบstria e da gestรฃo.
Nessa etapa, serรฃo aportados R$ 18 milhรตes em projetos colaborativos entre instituiรงรตes de ciรชncia e tecnologia com empresas da cadeia automotiva e de tecnologia, a fim de gerar soluรงรตes de impacto e abrangรชncia.
Fotos: divulgaรงรฃo