Justiça manda Caixa pagar auxílio de R$ 600 em até cinco dias

Governo federal põe Correios para ajudar no cadastramento. Ministro criou expectativa de anunciar calendário da segunda parcela nesta sexta

TRF Governo Bolsonaro censura cientista por propor lockdown em Manaus

Aguinaldo Rodrigues, da Redação

Publicado em: 08/05/2020 às 11:07 | Atualizado em: 08/05/2020 às 11:07

Por decisão liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro, nesta quinta (7), a Caixa tem cinco dias para se organizar e pagar o auxílio emergencial de R$ 600.

Além disso, deve adotar medidas para reduzir as filas e as aglomerações nas portas de suas agências e lotéricas. No Amazonas, por exemplo, essa situação favorece a contaminação pelo coronavírus (covid-19).

Conforme a ordem judicial, o prazo de cinco dias é a partir da data de conclusão da análise dos dados pelo governo federal. Como quem faz essa análise é a Dataprev, o órgão também tem cinco dias para finalizar a análise desde o cadastramento do cidadão no aplicativo ou no site do banco.

A decisão judicial foi de acordo com pedidos do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Rio e da Defensoria Pública.

Além disso, a Caixa é obrigada a manter o horário de funcionamento das agências estendido. E também abrir nos fins de semana, se for necessário, e tenha funcionários à disposição.

 

Auxílio do Correios

 

 

Leia mais

Caixa garante que segunda e terceira parcelas do auxílio saem “mais rápidas”

 

Pedidos represados

Conforme o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, até este dia 7 havia 17 milhões de pedidos do auxílio represados no país. A conclusão do pagamento da primeira parcela, portanto, só deve ser no início da próxima semana.

Lorenzoni, durante a semana, criou a expectativa de que o anúncio da segunda parcela poderia ser hoje (8).

Leia mais no Extra.

 

Foto: