‘Luleco’ e ‘Bolsoleco’ ganham as ruas em atos de 7 de setembro
Bonecos infláveis de Lula e Bolsonaro marcaram atos de 7 de setembro em São Paulo.
Publicado em: 07/09/2025 às 16:01 | Atualizado em: 07/09/2025 às 16:01
As manifestações deste domingo (7/9), em São Paulo, foram marcadas pela presença de símbolos que ironizam os dois principais líderes da política brasileira: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Mesmo ausentes fisicamente, os ex-presidentes estiveram “representados” por bonecos infláveis que já se tornaram tradicionais em atos políticos.
Na Praça da República, no centro da capital paulista, apoiadores de Lula e grupos de esquerda levaram o “Bolsoleco”, um boneco inflável gigante que retrata Bolsonaro vestido como presidiário.
O personagem, usado em protestos anteriores, reforça o tom crítico contra o ex-presidente, que atualmente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro responde por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 e ataques ao Estado Democrático de Direito. O julgamento na Primeira Turma do STF segue nesta semana, com sessões previstas até sexta-feira (12/9).
Já na Avenida Paulista, reduto tradicional de manifestações de direita, apoiadores de Bolsonaro exibiram o “Luleco”, boneco que retrata Lula também com uniforme de presidiário.
O inflável foi criado em 2015 e se popularizou durante os atos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pela prisão de Lula.
O petista chegou a ser detido em 2018, no âmbito da Operação Lava Jato, permanecendo preso por 580 dias em Curitiba. Posteriormente, o STF anulou suas condenações, apontando parcialidade do então juiz Sergio Moro.
Os dois personagens infláveis simbolizam a polarização política que continua a marcar o Brasil, mesmo após a saída de cena de Bolsonaro e a volta de Lula ao Planalto. Enquanto um grupo pede punição ao ex-presidente, outro insiste em defender sua anistia e atacar decisões da Justiça.
Leia mais no Metrópoles
Foto: reprodução Metrópoles
