Medida provisória do novo Bolsa-Família já está na Câmara

Presidente Jair Bolsonaro foi à Câmara pessoalmente nesta segunda-feira (9) para entregar a proposta

Mariane Veiga

Publicado em: 09/08/2021 às 11:01 | Atualizado em: 09/08/2021 às 14:25

O presidente Jair Bolsonaro foi à Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (9) para entregar uma proposta de Emenda à Constituição e uma medida provisória do novo Bolsa Família.

O encontro não constava na agenda oficial do mandatário, mas foi anunciado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Também foi entregue uma proposta que parcela precatórios para driblar o teto de gastos em 2022.

Ele foi acompanhado dos ministros Paulo Guedes (Economia), João Roma (Cidadania), Ciro Nogueira (Casa Civil), do general Ramos da Secretaria Geral da Presidência e do ministro do GSI, general Heleno.

Novo auxílio

O Auxílio Brasil estabelece diretrizes que deverão ser seguidas, a exemplo da articulação entre as ofertas do SUAS e as políticas de saúde, educação, emprego e renda, e da educação e inclusão financeira das famílias beneficiárias do Programa e, segundo o Planalto, “busca proteger as famílias mais vulneráveis e promover a recuperação da economia, ao passo que preza pela emancipação das famílias que já estejam em situação de autonomia, a fim de permitir a entrada de novos beneficiários em situação de vulnerabilidade no Programa”.

Também nesta segunda, Bolsonaro afirmou que o programa não deve ter aumento de 100%, conforme vinha defendendo. A declaração ocorreu durante entrevista à Rádio Brado, Bahia.

Na última quarta-feira (4), o mandatário anunciou que o Bolsa Família deverá se chamar “Auxílio Brasil” após sua repaginação.

O nome é uma referência à continuidade do programa após o fim do auxílio emergencial previsto para o fim do ano.

Leia mais no Correio Braziliense.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado