Processos contra o ex-presidente Lula ficam na Justiça Federal do DF

O ministro Luís Roberto Barroso disse que o local dos crimes não deve definir o foro

Processos contra Lula

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/04/2021 às 17:47 | Atualizado em: 22/04/2021 às 17:49

Os quatro processos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficarão na Justiça Federal do Distrito Federal (DF).

Essa foi a decisão da maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O plenário está reunido para dar sequência ao julgamento iniciado em 14 de abril.

O destino das ações contra Lula é um dos dois pontos que o plenário avaliou hoje (22). Conforme informa o Uol.

O outro é se, com a confirmação da incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba. Por exemplo, para julgar Lula, outros 14 recursos da defesa de Lula no STF perdem razão de existir.

Crimes e foro

O ministro Luís Roberto Barroso disse que o local dos crimes não deve definir o foro. Ele é favor de que os processos fiquem com o Distrito Federal.

Tal tese os ministros Moraes e Lewandowski também sustentam.

Lewandowski, por sua vez, sustentou que “o que existe é uma acusação de que o ex-presidente teria sido beneficiado com valores pagos em São Paulo, relativamente a imóveis e atividades desenvolvidas em São Paulo”.

“Em nenhum local das quatro denúncias existe alguma alusão que teriam sido feitas tratativas em Brasília.

Além disso, a ministra Cármen Lúcia votou pela jurisdição do Distrito Federal. No entanto, ela afirmou que a decisão do foro “não fica isenta de uma eventual reavaliação”, dos processos contra Lula.

Leia mais sobre o assunto no Uol.

Leia mais

Primeiro processo contra Lula deixa Curitiba e aterrissa em Brasília

Foto: Victor Moriyama/Getty Images