Senador denuncia trama para pôr fim a compra parcelada sem juros

Publicado em: 21/02/2018 às 17:55 | Atualizado em: 21/02/2018 às 17:55

O senador Elber Batalha (PSB-SE) vê com desconfiança as negociações entre o Banco Central e operadoras de cartões de crédito para extinguir a modalidade de compra parcelada sem juros.

Embora as operadoras argumentem que a proposta reduzirá a inadimplência dos usuários de cartões e adequará o Brasil aos padrões financeiros mundiais, o senador acredita que o Senado não pode ficar omisso diante da possibilidade de “uma trama” dos bancos.

Na opinião do senador, a inadimplência se combate com a redução dos juros ao consumidor, que hoje ultrapassam 300% ao ano.

Elber Batalha (foto) questionou como essa medida estimulará o consumo no país, considerando o elevado volume de transações parceladas com cartões de crédito e o fato de a maior parte das compras nessa modalidade ser alimentos e itens de farmácia.

“A compra parcelada sem juros corresponde a cerca de 50 por cento da venda no cartão, algo em torno de mais de 400 bilhões [de reais], ou seja, 7% do produto interno bruto. É muito dinheiro e muitos são os interessados envolvidos”, alertou o senador.

Fonte: Agência Senado de Notícias

 

Foto: Agência Senado