Senador levou R$ 50 milhões do ‘orçamento secreto’ por voto em Pacheco
"E ele [Pacheco] (foto) me passou isso porque eu fui um dos que ajudei ele a ser eleito presidente do Senado”, disse do Val.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 08/07/2022 às 06:56 | Atualizado em: 08/07/2022 às 06:57
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) levou R$ 50 milhões do “orçamento secreto” pelo voto de apoio ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para comandar o Senado.
Conforme o jornal Folha de S. Paulo, do Val revelou que a “gratidão” foi reservada ano passado para ser executada em 2022.
Dessa forma, o senador Marcos do Val fez a seguinte revelação:
“Eu não sei qual é a conversa que ele [Pacheco] teve em valores com os outros. Para mim, quem me ligou dizendo foi até o Davi [Alcolumbre], não foi nem o Rodrigo. E aí com o Davi que eu perguntei. Eu achei até muito para eu encaminhar para o Estado, mas como questão de saúde, eu não vou negar”.
Além disso, ele acrescentou:
“Eu perguntei: ‘Mas teve algum critério?’ Ele só falou: ‘Aquele critério que o Rodrigo falou para vocês lá no início’. ‘Ah, tá, entendi.’ Mas ele falou: ‘Só que o Rodrigo te colocou no critério como se você fosse um líder pela gratidão de você ter ajudado a campanha dele a presidente do Senado’. Eu falei: ‘Poxa, obrigado, não vou negar e vou indicar’.”
Então, conforme a publicação do Uol, Pacheco foi eleito presidente do Senado em fevereiro de 2021,
Dessa maneira, à Folha, o senador do Val explicou que, após ganhar, Pacheco teria conversado com ele sobre a quantia que cada um dos parlamentares e líderes da bancada iria receber em emendas.
Ainda sobre a revelação de Marcos do Val ele destacou outro trecho da conversa com Pacheco:
“O Rodrigo Pacheco virou e falou para mim assim: ‘Olha, Marcos, nós vamos fazer o seguinte: os líderes vão receber tanto, os líderes de bancada tanto, essa foi a nossa divisão’. E ele me passou isso porque eu fui um dos que ajudei ele a ser eleito presidente do Senado”.
Além disso, do Val disse que os “mais próximos, que apoiaram a campanha, os líderes” também foram chamados por Pacheco para conversar.
Leia mais no Uol.
Leia mais
Senador Marcos do Val dá “ombrada” em depoente da CPI da covid
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado