TCU pede explicação do Cade sobre inquérito das pesquisas 

Ministério público do tribunal quer saber, por exemplo, por qual motivo o PoderData e o Ideia ficaram de fora do inquérito

tcu, cade, pesquisas

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 14/10/2022 às 21:21 | Atualizado em: 14/10/2022 às 21:21

O TCU (Tribunal de Contas da União), do meio do ministério público, enviou, nesta sexta-feira (14), uma série de questionamentos ao presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Alexandre Cordeiro Macedo (foto).

Ainda nessa quinta-feira (13), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre e Moraes mandou suspender a investigação tanto do Cade quanto da Polícia Federal aos institutos de pesquisas.

O MP-TCU quer saber, conforme reportagem de Weudson Ribeiro, do UOL, sobre o que motivou um pedido de abertura de investigação contra institutos de pesquisa protocolado ontem (13) na superintendência do conselho. 

Macedo, indicado ao órgão pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deverá responder de que modo os resultados de pesquisas eleitorais podem se inserir no campo de suposta infração da ordem econômica.

Leia mais

Perguntas 

O TCU quer saber também, quantas vezes o Cade adotou procedimentos semelhantes e por qual motivo os institutos PoderData e Ideia, que também erraram fora da margem de erro a projeção de intenção de votos para o candidato à reeleição, não foram incluídos na ação. 

“Solicito, ainda, no prazo de 24 horas, o envio de cópia dos eventuais procedimentos e documentos administrativos gerados a partir da determinação de Vossa Senhoria, bem assim dos que a embasaram”, diz o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado no ofício enviado ao Cade. 

Leia mais no UOL 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado