Governo Temer trama nova investida contra a Zona Franca

Neuton Correa

Publicado em: 01/10/2018 às 07:15 | Atualizado em: 01/10/2018 às 07:15

Por Neuton Corrêa, da Redação

 

Assim como fez na greve dos caminheiros que paralisou o país em maio, pagando a conta do movimento com recursos da Zona Franca de Manaus, para conceder subsídio no preço do diesel até o fim do ano, o presidente Michel Temer (MDB) pode estar preparando uma nova investida contra o modelo.

O sinal de que isso está em curso aparece num parágrafo solto de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira, dia 1º.

A matéria, com o título “Guardia vai apresentar proposta de redução gradual do Imposto de Renda das empresas”, sugere que o governo poderá compensar essa perda de arrecadação por Juros sobre Capital Próprio (JCP), taxação de dividendos e corte de benefícios fiscais para setores.

Sobre esse último item a Folha diz:

“Neste ano, o governo registra R$ 270 bilhões em benefícios fiscais e deverá ultrapassar os R$ 300 bilhões em 2019. O maior dispêndio com esses benefícios se dá com o Simples, seguido da Zona Franca de Manaus”.

O detalhe da matéria é que o autor das informações é o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia (foto), figura importante do governo que tem demonstrado forte oposição à ZFM.

Leia mais sobre as notícias da Folha contra a ZFM

>>> Folha associa miséria à Zona Franca de Manaus e a chama de obsoleta

>>> Colunista da Folha diz que ZFM não anda sem a “muleta” dos subsídios

>>> Em novo ataque, Folha diz que incentivo à ZFM é desperdício

 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado