TSE tem alta de processos e vira palco da pré-campanha de 2026

Ações envolvem PT e PL e tratam de propaganda antecipada e conteúdos com IA

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 17/05/2026 às 10:47 | Atualizado em: 17/05/2026 às 10:47

O Tribunal Superior Eleitoral registrou 59 representações eleitorais entre janeiro e abril de 2026, em meio à disputa entre o presidente Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro.

No mesmo período de 2022, foram 14 ações. O Partido Liberal apresentou 26 representações, enquanto a Federação Brasil da Esperança registrou 21.

A maior parte dos processos trata de propaganda eleitoral antecipada e impulsionamento irregular de conteúdo antes do início oficial da campanha.

Inteligência artificial

Parte das ações envolve conteúdos produzidos por inteligência artificial e deepfakes.

Entre os casos está um vídeo que parodia o seriado “A Grande Família”, com imagens manipuladas de Lula e familiares.

Outro processo questiona a criação de uma personagem por IA para disseminar falas descontextualizadas sobre políticos.

O PT acionou o tribunal contra a divulgação de uma peça publicitária com imagem de Flávio Bolsonaro, enquanto o PL contestou conteúdos que associam o senador ao crime organizado e vídeos com acusações de irregularidades financeiras.

Saiba mais em g1.

Foto: divulgação