O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu esta semana técnicos do Instituto Dominicano para a Qualidade (Indocal), órgão congênere do Inmetro na República Dominicana.
Esses técnicos dominicanos vão passar por treinamento, no Campus do Inmetro, em Xerém no Rio de Janeiro.
A capacitação ocorrerá até o dia 12 de agosto, como parte do acordo de cooperação técnica entre os dois institutos.
Na última quarta-feira (27), foi a vez de receber os técnicos Nestor de La Cruz e Jerry Mesa Nina, que participarão da capacitação na Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci).
“O intercâmbio de tecnologia entre os países vai fortalecer a pesquisa e a inovação, aumentando ainda mais a qualidade e eficiência do Indocal,”, comentou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Capacitação
Segundo o presidente do instituto, os pesquisadores terão capacitações no laboratório de metrologia em alta tensão.
Isso, com o objetivo de programar intercomparações bilaterais com outros participantes, tendo o Inmetro como coordenador e referência.
Cooperação técnica
A colaboração entre o Inmetro e o instituto da República Dominicana acontece no âmbito do projeto “Fortalecimento das Capacidades”, nas áreas de infraestrutura de qualidade.
Além disso, o projeto dá apoio à criação do centro de informação dominicano sobre regulamentação técnica.
Dessa forma, toda a ação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e pelo Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana (MEPyD).
Foto/divulgação