Orquestra de Violões apresenta espetáculo ‘Lendas Amazônicas’, nesta terça-feira

Apresentação inédita terá David Assayag, Márcia Siqueira e Patrick Araújo cantando toadas em versão clássica no Teatro Amazonas

Orquestra de Violões apresenta "Lendas Amazônicas" no Teatro Amazonas sob a batuta de Neil Armstrong

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 08/08/2022 às 14:19 | Atualizado em: 08/08/2022 às 14:19

A Orquestra de Violões do Amazonas apresenta, na noite desta terça-feira (9), o concerto “Lendas Amazônicas”, um espetáculo temático que mostrará a versão clássica de várias toadas de boi-bumbá.

“É um concerto inédito, a orquestra ainda não tinha feito esse concerto”, revela Neil Armstrong, maestro auxiliar da orquestra e que vai reger o espetáculo. O maestro é parintinense e um dos mais importantes compositores dos bois de Parintins com toadas marcadas na história do Festival Folclórico de Parintins, especialmente pelo boi Caprichoso, onde exerce o cargo de diretor musical. Armstrong também é um dos criadores do programa #Toadas, produzido pelo BNC Amazonas e que, em 2022, chegou ao seu sétimo ano.

O parintinense Neil Armstrong, maestro auxiliar da Orquestra de Violões do AM

O espetáculo, que começa às 20h, com entrada franca, traz as toadas de lendas emblemáticas da história do festival, em versões especialmente preparadas para a formação orquestral, vozes e movimentos de seus convidados.

A apresentação terá a participação do Balé Folclórico do Amazonas e dos levantadores de toada David Assayag, Márcia Siqueira e Patrick Araújo, como convidados.

O repertório é formado por 12 toadas compostas por nomes consagrados no festival como Sílvio Camaleão, Demetrios Haidos, Simão Assayag, Hugo Levy, entre outros, além do próprio Armstrong.

Repertório:

  1. Dinahi – Demetrios Haidos e Geandro Pantoja
  2. Mapinguari – Tony Medeiros, Inaldo Medeiros e Edval Machado
  3. Amazonas Ayakamaé – Ronaldo Barbosa e Simão Assayag
  4. Divino Canto – Silvio Camaleão, Neil Armstrong, Hugo Levy
  5. Amor de Yandê – Hugo Levy, Silvio Camaleão e Neil Armstrong
  6. Denaquiê – Hugo Levy, Silvio Camaleão e Neil Armstrong
  7. Coacy Beija-Flor – Hugo Levy, Silvio Camaleão e Neil Armstrong
  8. As Amazonas – Ademar Azevedo e David Jerôgnimo
  9. A Festa do Boto – Adriano Aguiar, Geovane Bastos e Michael Trindade
  10. Tamba-Tajá – Hugo Levy, Silvio Camaleão e Neil Armstrong
  11. A Lenda do Guaraná – Demetrios Haidos e Geandro Pantoja
  12. Boitatá – Jorge Miranda

Tags