Aprovado também na Câmara teto de 17% do ICMS dos combustíveis

Os deputados ainda vão analisar destaques, para sugestão de mudanças na proposta

Deputados rejeitam auxílio de R$ 600 além do final do ano de eleição

Ferreira Gabriel

Publicado em: 15/06/2022 às 12:59 | Atualizado em: 15/06/2022 às 12:59

A Câmara aprovou na manhã desta quarta-feira, 15, o texto-base do projeto de lei que fixa o teto de 17% para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo.

A nova votação, teve o placar de 307 votos favoráveis contra 1. No entanto, os deputados ainda vão analisar destaques. Ou seja, serão feitas sugestões de mudanças à proposta.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu refazer a votação do texto-base por segurança após o painel do plenário ter apresentado problemas técnicos na terça-feira, (14), quando a aprovação se deu com 348 votos favoráveis e nenhum contrário.

Com a aprovação do texto-base, os deputados mantiveram algumas medidas incluídas pelos senadores.

Entre elas, há a garantia do repasse de recursos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Apesar disso, houve rejeição de outras, como um cálculo mais benéfico aos Estados do gatilho para a compensação por perda de receitas com o tributo estadual.

Leia mais no UOL

Leia mais

Deputado do AM vê manobra eleitoreira no ICMS dos combustíveis

Senado dá sinal verde para teto de 17% do ICMS dos combustíveis 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil