Ianomâmis: senador de RR faz visita suspeita e MPF quer justificativa

Lideranças indígenas acusam Chico e outros dois senadores de Roraima que integram a Comissão do Senado de serem a favor do garimpo.

Ianomâmis: senador de RR faz visita suspeita e MPF quer justificativa

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/02/2023 às 11:30 | Atualizado em: 23/02/2023 às 13:08

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) deve justificar ao Ministério Público Federal (MPF) a visita que ele fez aos ianomâmis na segunda-feira (20) de carnaval.

O parlamentar é presidente da Comissão que acompanha a situação do povo ianomâmi e foi ao território sem nenhum dos outros senadores membros.

De acordo com o g1, instituições indígenas se posicionaram contrárias à participação dele e de demais parlamentares de Roraima nos trabalhos da comissão.

Contudo, o senador foi em um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), visitou o pelotão do Exército e o posto de Surucucu.

Por isso, o pedido do MPF ao senador “visa identificar os objetivos e atividades da referida Comissão Temporária Externa na terra indígena ianomâmi, na perspectiva da defesa dos povos que habitam a TI Yanomami. Foi concedido prazo de 10 dias para resposta.”

Da mesma forma, o MPF também oficiou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). E ao mesmo tempo o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Ianomâmi) sobre a visita de Chico Rodrigues.

Ele chegou aqui no posto por volta de 12h30, de helicóptero. Até achamos que eram pacientes chegando, mas fomos surpreendidos porque era o senador Chico Rodrigues. Conversamos com ele, falando que era um constrangimento muito grande para nós recebermos ele aqui, e o convidamos a se retirar do polo de saúde de Surucucu“, disse presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami

Lideranças indígenas acusam Chico e outros dois senadores de Roraima que integram a Comissão do Senado de serem a favor do garimpo.

Assim como da legalização da atividade em terras indígenas, por isso, afirmam que a participação deles tem o objetivo de “amparar os invasores e não o povo ianomâmi”.

Leia mais no g1.

Leia mais

Ianomâmis: bolsonaristas, senadores de RR queriam comando total de comissão

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado