Projeto no Senado pode afetar transporte de cargas no Amazonas

A proposta muda as regras de navegaรงรฃo e encarece os custos com a obrigatoriedade de contrataรงรฃo de profissional prรกtico para as embarcaรงรตes cargueiras

rios do Amazonas

Ferreira Gabriel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas

Publicado em: 13/04/2023 ร s 12:33 | Atualizado em: 13/04/2023 ร s 13:04

Um projeto de lei do senador Nelson Trad (PSD-MS) pode trazer prejuรญzo ao transporte de cargas pelos rios do Amazonas. Ele muda as regras de navegaรงรฃo e encarece os custos com a obrigatoriedade de contrataรงรฃo de profissional prรกtico para as embarcaรงรตes cargueiras.

Isso รฉ o que entende o Sindicato das Empresas de Navegaรงรฃo Fluvial do Amazonas (Sindarma). Conforme o vice-presidente Madson Nรณbrega, essa medida aumenta os custos dos fretes em atรฉ 100%.

Em conformidade com o projeto, as empresas devem contratar o prรกtico para embarcaรงรตes a partir de 500 toneladas de arqueaรงรฃo bruta (volume interno total de um navio). Dessa forma, a medida alcanรงa praticamente todo o transporte de cargas no Amazonas. Por exemplo, o de combustรญveis, veรญculos, insumos e produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Nรณbrega estimou o aumento de R$ 1 milhรฃo no valor de cada frete. Conforme ele, as empresas empregam hoje profissionais habilitados e capacitados para navegar nos rios do Amazonas tanto no perรญodo de cheia quanto de vazante.

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Risco ao transporte

Como resultado, o sindicato avaliou que o projeto pode inviabilizar o transporte de cargas e, consequentemente, do abastecimento no interior do estado.

Nรณbrega afirmou que isso vai criar um efeito cascata no repasse do custo que vai parar no bolso do consumidor.

Ele alerta ainda que o transporte de passageiros tambรฉm pode ser atingido pela mudanรงa nas regras, jรก que a referรชncia รฉ o peso final da embarcaรงรฃo.

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Bancada acionada

De acordo com o dirigente sindical, a bancada parlamentar do Amazonas no Congresso vai ser procurada para interceder pelo transporte de cargas no estado.

A matรฉria estรก na รญntegra no portal A Crรญtica.

Detalhes do projeto

O projeto de lei 877/2022 pretende regulamentar a atividade de praticagem no trรกfego aquaviรกrio. 
Praticagem รฉ o serviรงo de conduรงรฃo de embarcaรงรตes na atracaรงรฃo e saรญda dos portos e na travessia de รกreas com restriรงรตes ร  navegaรงรฃo ou sensรญveis para o meio ambiente.

O texto modifica a Lei 9.537, de 1997, para, conforme Trad, assegurar maior seguranรงa jurรญdica e estabilidade regulatรณria para a atividade do prรกtico. Ele, um aquaviรกrio nรฃo-tripulante, รฉ o profissional que assessora o comandante do navio na execuรงรฃo do trabalho de marinha, no interior de uma zona de praticagem.

O prรกtico รฉ um profissional de alta capacitaรงรฃo tรฉcnica, com noรงรฃo dos perigos e dificuldades da zona em que opera, atuando assim pela seguranรงa da navegaรงรฃo.

“Embora a Lei nยบ 9.537, de 11 de dezembro de 1997 faรงa apenas menรงรตes pontuais ao referido serviรงo, compreendemos que o volume do trรกfego marรญtimo brasileiro e a necessidade de garantir a competitividade de nossos portos e a manutenรงรฃo da seguranรงa em nossas รกguas demandam uma normatizaรงรฃo mais clara e detalhada do serviรงo de praticagem”, disse Trad ao justificar o projeto.

Fonte: Agรชncia Senado

Foto: reproduรงรฃo/Sindarma